Profissão acadêmica e scholarship da docência: novo olhar sobre as múltiplas funções do professor universitário

  • José Camilo dos Santos Filho
  • Carmen Lúcia Dias

Resumo

O reconhecimento da qualidade do trabalho docente em atividades não diretamente relacionadas à pesquisa e a crescente exigência da sociedade por uma contribuição mais relevante da universidade para a solução de seus problemas prementes levaram à busca de superação da visão tradicional de scholarship. Neste trabalho, primeiro, o entendimento clássico de scholarship e as propostas de expansão deste conceito por alguns teóricos são apresentados. Em seguida, são analisados o conceito de scholarship da docência e seus componentes básicos. Por último, são citadas algumas propostas e iniciativas introduzidas por universidades para consolidar a scholarship da docência, explicitando suas múltiplas perspectivas e formas concretas de estímulo à sua efetivação prática.
Publicado
Nov 11, 2016
Como Citar
SANTOS FILHO, José Camilo dos; DIAS, Carmen Lúcia. Profissão acadêmica e scholarship da docência: novo olhar sobre as múltiplas funções do professor universitário. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, [S.l.], v. 21, n. 3, nov. 2016. ISSN 1982-5765. Disponível em: <http://periodicos.uniso.br/index.php/avaliacao/article/view/2774>. Acesso em: 29 abr. 2017.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Profissão acadêmica. Scholarship da docência. Professor de universidade. Docência universitária. Trabalho acadêmico.