O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O arquivo não está sendo avaliado para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, digitado em fonte Times New Roman, corpo 12, com 1,5 entre linhas. O uso do recurso itálico, no corpo do texto, deve ser utilizado somente para palavras estrangeiras. As figuras e tabelas devem ser inseridas no texto e não no final do documento na forma de anexos.

  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Normas para Submissão

Os artigos serão sempre submetidos à Revista com a anuência de um professor do Colegiado do Curso. No caso de artigos originados do TCC (trabalho de conclusão de curso) a submissão ocorrerá pela indicação dos professores-orientadores, os quais poderão indicar até 10 artigos cada um. Em seguida, todos os artigos submetidos serão enviados para avaliação, sem a identificação de autoria, a três (03) professores do Colegiado de Economia (excluindo os professores-orientadores) que selecionarão consensualmente até 08 artigos.

Condições de formatação para submissão

1. Margens das páginas

As margens superior e inferior devem ser de 2,5 cm; as margens da esquerda e da direita devem ser de 3 cm.

2. Fontes de formatação

2.1 Tipo de fonte

A fonte a ser utilizada em todo o artigo é Times New Roman.

2.2 Título do artigo

Deve ser em tamanho 14, com fonte maiúscula, em negrito e alinhamento centralizado. O título em inglês deve ser em tamanho 10, também em maiúsculo, em negrito e alinhamento centralizado.

2.3 Tópicos (ex.: Introdução, Revisão Bibliográfica, Considerações Finais, etc.)

O título dos tópicos deve ser numerado, em tamanho 12, com fonte maiúscula, em negrito e alinhado à esquerda.

2.4 Corpo do texto

Os textos do artigo devem ser em tamanho 12, com exceção do resumo, abstract e as citações com mais de 3 linhas que devem ser em tamanho 10.

2.5 Rodapé

As notas de rodapé também devem ser em tamanho 10, com alinhamento à esquerda.

2.6 Fonte das figuras (indicação da origem dos gráficos, tabelas, entre outras imagens)

Deve ser em tamanho 10, estar alinhado ao início da figura, na parte inferior.

2.7 Palavras estrangeiras

As palavras estrangeiras contidas no artigo devem estar marcadas em itálico.

3. Parágrafos e recuos

3.1 Resumo e abstract

O resumo e o abstract não devem apresentar recuos.

3.2 Corpo do texto

Cada parágrafo do artigo deve apresentar um recuo de 1,25 cm na primeira linha.

3.3 Citação com mais de 3 linhas

As citações com mais de 3 linhas devem apresentar recuo de 4 cm à esquerda com a fonte em tamanho 10.

4. Espaçamento e alinhamento

4.1 Resumo e abstract

Devem ter espaçamento simples entre linhas e alinhamento justificado com a fonte em tamanho 10.

4.2 Corpo do texto

Deve ter espaçamento de 1,5 entre linhas e alinhamento justificado.

4.3 Citação com mais de 3 linhas

Deve ter espaçamento simples entre linhas e alinhamento justificado. Antes e depois desse tipo de citação deve haver 2 espaçamentos simples e ambos com a fonte em tamanho 10.

4.4 Título das figuras (ex.: gráficos, tabelas, entre outras imagens)

O alinhamento deve ser centralizado.

4.5 Figuras

O alinhamento deve ser centralizado.

5. Referências

5.1 O tópico “Referências”

Deve ser em tamanho 12, com fonte maiúscula, em negrito e com alinhamento centralizado.

5.2 Exemplos de referências

5.2.1 Livros

PORTER, Michael. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 31ª Reimpressão. Elsevier, 1989. 512 p.

5.2.2 Dissertações e teses

LARIZZATTI, Dóris Sather de Souza. A luz dos olhos de um povo: os projetos de educação do jornal O Estado de S. Paulo, 1920 – 1934. 1999. 285 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de História e Filosofia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999.

NERY, R. M. Questões sobre questões de leitura. 2001. 2 v. 326f. Tese (Doutorado em Linguistíca) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

5.2.3 Artigos de revista científica

SILVA, Christian Luiz da. Competitividade e estratégia empresarial: um estudo de caso da indústria automobilística brasileira na década de 1990. Revista da FAE, Curitiba, v. 4, n. 1, p. 35-48, abr. 2001. Disponível em: <http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/revista_da_fae/fae_v4_n1/competitividade_e_estrategia.pdf >. Acesso em: 10 out. 2009.

5.2.4 Sites do governo e instituições

BACEN – BANCO CENTRAL DO BRASIL. Departamento de Estudos e Pesquisas - DEPEP. Relatório de Economia Bancária e Crédito, 2008. Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/Pec/Depep/Spread/relatorio_economia

_bancaria_credito2008.pdf >. Acesso em: 25 de nov. 2009.

5.3 Autores

Os autores referenciados devem ser organizados em ordem alfabética. Os exemplos acima ficariam dispostos da seguinte forma e na seguinte formatação (com alinhamento à esquerda):

BACEN – BANCO CENTRAL DO BRASIL. Departamento de Estudos e Pesquisas - DEPEP. Relatório de Economia Bancária e Crédito, 2008. Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/Pec/Depep/Spread/relatorio_economia

_bancaria_credito2008.pdf >. Acesso em: 25 de nov. 2009.

LARIZZATTI, Dóris Sather de Souza. A luz dos olhos de um povo: os projetos de educação do jornal O Estado de S. Paulo, 1920 – 1934. 1999. 285 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de História e Filosofia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999.

NERY, R. M. Questões sobre questões de leitura. 2001. 2 v. 326f. Tese (Doutorado em Linguistíca) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

PORTER, Michael. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 31ª Reimpressão. Elsevier, 1989. 512 p.

SILVA, Christian Luiz da. Competitividade e estratégia empresarial: um estudo de caso da indústria automobilística brasileira na década de 1990. Revista da FAE, Curitiba, v. 4, n. 1, p. 35-48, abr. 2001. Disponível em: <http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/revista_da_fae/fae_v4_n1/competitividade_e_estrategia.pdf >. Acesso em: 10 out. 2009.

Exemplo