O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, digitado em fonte Times New Roman, corpo 12, com 1,5. O uso do recurso itálico, no corpo do texto, deve ser utilizado somente para palavras estrangeiras. As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

    O texto deverá ter a extensão mínima de 15 e máxima de 20 páginas, incluindo as referências bibliográficas e notas; a página deverá ser em formato A4, digitadas em fonte times new roman, 12 pt, sem indicação de autoria, com espaçamento 1,5 e escrito em português, espanhol, francês ou inglês, com formatação de parágrafos sem recuo e apresentado em arquivo eletrônico editável com extensão doc.

    Cada texto poderá ter, no máximo, três autores, dos quais ao menos um deverá possuir, o título de Doutor. Os autores, pela simples submissão, assumem a responsabilidade sobre autoria e domínio de seu conteúdo.

    • Para apresentação dos elementos que constituem o artigo utilizar as normas da ABNT em vigor.

      NBR 6022, 2003 – Informação e documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação;

      NBR 6023, 2002 – Informação e documentação – Referências – Elaboração;

      NBR 6024, 2003 – Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento escrito – Apresentação;

      NBR 6028, 2003 – Informação e documentação – Resumos – Apresentação;

      NBR 10520, 2002 – Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação;

      IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993.

      URLs para as referências foram informadas quando possível.

    • O resumo e o abstract tem no máximo 10 (dez) linhas cada um (150 palavras). Tem no máximo 6(seis) palavras-chave, nos respectivos idiomas, escolhidas em vocabulário controlado e separadas por ponto final.

      No caso de artigos em Inglês e/ou Espanhol, tem  resumo e palavras-chave em português.

  • No caso de artigos em Inglês e/ou Espanhol, tem  resumo e palavras-chave em português.

    • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos conforme exemplos abaixo:

      • Citação direta: transcrição textual de parte da obra do autor consultado.

      As citações curtas (até 3 linhas) são inseridas no texto, entre aspas. Citações longas (mais de 3 linhas) devem constituir parágrafo independente, digitados em espaço simples e recuados a 2,5cm da margem esquerda, na mesma fonte, tamanho 10, sem aspas. Supressões de texto no interior das citações devem  ser colocadas entre chaves  (ABNT – NBR 10520/2002).

      Recuo de 4 cm, toda citação direta deve estar seguida do sobrenome do autor em letras maiúsculas, ano de publicação, número de página, separados por vírgula, entre parênteses.

      Ex. de citação direta com até 3 linhas

      Tanto a sociedade quanto a realidade são dinâmicas e concretamente definidas, assim, a história constitui-se num processo dinâmico e transformador na medida em que se torna "o eixo da explicação e compreensão científicas e tem na ação uma das principais categorias epistemológicas." (FAZENDA, 1997, p. 106)

      Ex. de citação direta com mais de 3 linhas

      Lourenço Luzuriaga (1980, p. 22) adverte que:

      Os ideais educacionais não são algo vago e flutuante, distanciados da realidade, mas precisos e concretos, como a própria realidade. Constituem, com efeito, parte tão intrínseca da nossa vida e da sociedade humana quanto nas ações e as instituições sociais, geralmente mais caducas e circunstanciais que os ideais humanos históricos.

      • Citação indireta: texto baseado na obra do autor consultado.

      Nas citações indiretas deve-se indicar sobrenome do autor e data de publicação.

      Ex. Como expressa Basbaum (1978), a filosofia tem sentido [...]

      O ponto final da citação deve vir após o final da frase, antes, portanto dos parênteses, a não ser no caso de citações de até 3 linhas, inseridas  no texto, quando não terminam o parágrafo.

      • Notas de rodapé:

      Devem restringir-se a comentários e observações pessoais, destinando-se a prestar esclarecimento ou tecer considerações. Apresentadas ao pé da página, também em corpo 10.

      • Referências:

      Devem obedecer às prescrições da ABNT, NBR 6023/2002. Devem ser apresentadas no final do texto em ordem alfabética. Títulos de livros e periódicos devem ser apresentados em negrito. São justificadas somente à esquerda.

      Exemplos:

      Livro:

      MEKSENAS, Paulo. Aprendendo sociologia: a paixão de conhecer a vida. São Paulo: Loyola, 1991.

      Capítulo de livro:

      DEMARTINI, Zeila de Brito; ANTUNES, Fátima Ferreira.  Magistério primário: profissão feminina, carreira masculina. In: CAMPOS, Maria Christina S. S.; SILVA, Vera Lúcia Gaspar da. (Orgs.). Feminilização do magistério: vestígios do passado que marcam o presente. Bragança Paulista: EDUSF, 2002. p. 69-94.

      Artigo de periódico:

      DIAS SOBRINHO, José. Sobre reformas e transformações da educação superior. QUAESTIO: Revista de Estudos de Educação, Sorocaba, SP, v. 7, n. 1, p. 9-21, maio, 2005.

      Tese:

      SILVA, Paulo Celso da. Como anjos caídos... mensageirias em espaços de flexibilidade e redes:  uma experiência geográfica. 1999. 140 p. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

      Documento digital (on-line):

      HISSA, Hélio Barbosa. Distritos industriais (ou clusters) como estratégia de desenvolvimento econômico local para o Brasil. Economianet, 2003. Disponível em: <http://www.economiabr.net.br>. Acesso em: 1 jun. 2005.

Diretrizes para Autores

Ao se cadastrar os autores devem informar as solicitações abaixo:

- Dados pessoais e acadêmicos relativos a instituição, cargo e titulação

- Endereço para correspondência, e-mail e telefone.