A construção de uma tradição de pesquisa na temática da História das Instituições Escolares no Triângulo Mineiro, em Minas Gerais, Brasil (décadas de 1990 a 2010)

  • Décio Gatti Júnior
  • Giseli Cristina do Vale Gatti

Resumo

O texto aborda a construção de uma tradição de pesquisa na temática da História das Instituições Escolares no Triângulo Mineiro (Minas Gerais, Brasil), entre as décadas de 1990 e de 2010. Parte-se dos aspectos institucionais e humanos que permitiram o crescimento da pesquisa nesta temática, no sentido de estabelecer uma benéfica relação entre pesquisa, orientação, produção científica, promoção de eventos científicos, criação e manutenção de periódico e de coleção de livros científicos. Em seguida, discorre-se sobre a experiência dos autores na investigação sobre a História das Instituições Escolares, com o apontamento de referenciais teóricos e de evidências de pesquisa comumente utilizados. Finaliza-se, com a percepção da presença de diferentes instâncias promotoras do ensino no complexo processo de escolarização da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
Publicado
Nov 25, 2016
Como Citar
GATTI JÚNIOR, Décio; GATTI, Giseli Cristina do Vale. A construção de uma tradição de pesquisa na temática da História das Instituições Escolares no Triângulo Mineiro, em Minas Gerais, Brasil (décadas de 1990 a 2010). Quaestio: revista de estudos em educação, [S.l.], v. 18, n. 3, p. 600-624, nov. 2016. ISSN 2177-5796. Disponível em: <http://periodicos.uniso.br/index.php/quaestio/article/view/2842>. Acesso em: 27 abr. 2017.
Seção
Dossiê - História da Educação: instituições e processos de escolarização

Palavras-chave

História. Escola. Pesquisa. Orientação. Publicação.