A prática social como o ponto de partida e o ponto de chegada da reconstrução histórica das instituições escolares

Autores

  • Maria Isabel Moura Nascimento
  • Manoel Nelito Matheus Nascimento

Resumo

Este artigo aborda o processo de reconstrução histórica de instituições escolares com o objetivo de apresentar o percurso de produção das pesquisas históricas desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa "História, Sociedade e educação" dos Campos Gerais - PR - Histedbr/UEPG. O texto está organizado em três partes: a primeira aborda a perspectiva teórico-metodológica adotada nas pesquisas históricas sobre as instituições escolares. Na segunda parte buscamos discutir o processo empírico de levantamento e análise das fontes históricas das instituições escolares. A terceira parte apresenta as pesquisas coletivas e individuais desenvolvidas pelo grupo de pesquisa Histedbr/UEPG tendo como objetivo a reconstrução da história das instituições escolares no Paraná.



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Publicado

25-11-2016

Como Citar

NASCIMENTO, Maria Isabel Moura; NASCIMENTO, Manoel Nelito Matheus. A prática social como o ponto de partida e o ponto de chegada da reconstrução histórica das instituições escolares. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 18, n. 3, 2016. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2843. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - História da Educação: instituições e processos de escolarização