A cidade, os movimentos sociais operários e a educação

  • Vania Regina Boschetti
  • Valdelice Borghi Ferreira

Resumo

O artigo estuda o movimento pela escolarização em Sorocaba nas primeiras décadas do século XX. Entender o processo desse movimento é o objetivo da reflexão. Os movimentos sociais em Sorocaba investem em atividades sociais, educacionais e culturais. Fundamentam-se em aspirações de identidade coletiva, apresentam-se com dinâmica criadora e reivindicatória revelando, de maneira impar, a ação social do indivíduo e a participação política do ser humano no que se refere à defesa da educação inspirada na teoria racional, na qualificação para o trabalho, e posicionamentos relacionados à educação da mulher.
Publicado
Nov 25, 2016
Como Citar
BOSCHETTI, Vania Regina; FERREIRA, Valdelice Borghi. A cidade, os movimentos sociais operários e a educação. Quaestio: revista de estudos em educação, [S.l.], v. 18, n. 3, p. p. 669-687, nov. 2016. ISSN 2177-5796. Disponível em: <http://periodicos.uniso.br/index.php/quaestio/article/view/2846>. Acesso em: 27 abr. 2017.
Seção
Dossiê - História da Educação: instituições e processos de escolarização

Palavras-chave

Movimentos sociais. Educação. Operários.