As escolas rurais no Paraná no início do século XX: expansão e organização didática

  • Vera Lucia Martiniak
  • Ronir de Fátima Gonçalves Rodrigues

Resumo

Este texto apresenta uma análise acerca da expansão das escolas rurais no Paraná e a especificidade na sua criação decorrente das determinações econômicas, políticas e sociais. O objetivo centra-se na compreensão das transformações históricas que influenciaram a educação na região rural do Paraná, formada com características próprias, oriundas particularmente do processo de exploração e extração do minério, no início do século XX. A pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, utilizou para análise o levantamento e catalogação de fontes primárias e secundárias, como documentos oficiais escolares, jornais e fotografias. A partir das fontes catalogadas procedeu-se à análise a partir das categorias educação, sociedade e instituições escolares. O estudo direcionou-se primeiramente para o entendimento acerca do processo de institucionalização das escolas rurais e, posteriormente, para a reconstrução histórica destas instituições e a sua organização didática.

Publicado
Nov 25, 2016
Como Citar
MARTINIAK, Vera Lucia; RODRIGUES, Ronir de Fátima Gonçalves. As escolas rurais no Paraná no início do século XX: expansão e organização didática. Quaestio: revista de estudos em educação, [S.l.], v. 18, n. 3, p. p. 777-791, nov. 2016. ISSN 2177-5796. Disponível em: <http://periodicos.uniso.br/index.php/quaestio/article/view/2852>. Acesso em: 27 abr. 2017.
Seção
Artigos de Demanda

Palavras-chave

Educação rural. Instituições escolares. Reconstrução histórica. História regional.