Identidade e profissionalidade na formação inicial de professores de educação infantil

  • Jaqueline Cristina Massucato de Paula
  • Aline Aparecida Akamine
  • Heloisa Helena Oliveira de Azevedo

Resumo

Este artigo aborda questões relativas ao professor de educação infantil, enfocando a construção de sua identidade na formação inicial. Constitui-se de resultado de pesquisa cujo problema centrou-se nos aspectos que envolvem a construção da identidade e da profissionalidade docente. O objetivo é discutir o papel da formação inicial nessa relação, pois concebemos esse espaço como um lócus central para revisão de concepções. De natureza bibliográfica, nosso referencial teórico apoia-se  na Pedagogia Histórico-Crítica e na Teoria Histórico-Cultural de desenvolvimento humano. Discutimos, ao final, a concepção de professor de educação infantil, identificando aspectos que envolvem a construção de sua identidade e profissionalidade. Convergimos, assim, na busca por uma educação de qualidade, englobando a importância de uma formação inicial docente, vinculada à busca de reconhecimento.
Publicado
Nov 25, 2016
Como Citar
PAULA, Jaqueline Cristina Massucato de; AKAMINE, Aline Aparecida; AZEVEDO, Heloisa Helena Oliveira de. Identidade e profissionalidade na formação inicial de professores de educação infantil. Quaestio: revista de estudos em educação, [S.l.], v. 18, n. 3, p. p. 807-827, nov. 2016. ISSN 2177-5796. Disponível em: <http://periodicos.uniso.br/index.php/quaestio/article/view/2854>. Acesso em: 27 abr. 2017.
Seção
Artigos de Demanda

Palavras-chave

Educação infantil. Identidade. Profissionalidade docente. Formação inicial.