Conhecimento escolar e currículo: em falta nos cursos de pedagogia

  • Márden Pádua Ribeiro
  • Teodoro Adriano Costa Zanardi

Resumo

O artigo é fragmento de dissertação que analisa as disciplinas de currículo em cursos presenciais de Pedagogia de Belo Horizonte e tem por objetivo analisar as conclusões após análise dos doze planos de ensino e das entrevistas com docentes. Objetiva-se questionar a pouca centralidade dada a temática do conhecimento escolar nos planos de ensino e nas entrevistas. Defende-se a centralidade do conhecimento na teoria curricular. A pesquisa é qualitativa, utiliza-se da análise documental e entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados. Ampara-se em teóricos do currículo que o compreendem como um terreno em constante disputa. 

Publicado
Nov 25, 2016
Como Citar
RIBEIRO, Márden Pádua; ZANARDI, Teodoro Adriano Costa. Conhecimento escolar e currículo: em falta nos cursos de pedagogia. Quaestio: revista de estudos em educação, [S.l.], v. 18, n. 3, p. p. 867-880, nov. 2016. ISSN 2177-5796. Disponível em: <http://periodicos.uniso.br/index.php/quaestio/article/view/2857>. Acesso em: 27 abr. 2017.
Seção
Artigos de Demanda

Palavras-chave

Currículo. Pedagogia. Conhecimento.