A autoridade docente em uma perspectiva discente: leituras do cotidiano da sala de aula

  • Fabrício Aparecido Bueno
  • Ruth Bernardes de Sant'Ana

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como intuito abordar a questão da autoridade docente a partir da perspectiva de alunos de uma turma do nono ano do ensino fundamental. Como recursos metodológicos, a pesquisa valeu-se de observações de sala de aula, entrevistas semiestruturadas e de conversas informais ocorridas ao longo do processo de permanência em campo. O estudo permite visualizar o modo como diferentes dimensões da autoridade docente podem coexistir dentro de uma mesma situação e terem significados diferentes entre os alunos.

Publicado
Nov 25, 2016
Como Citar
BUENO, Fabrício Aparecido; SANT'ANA, Ruth Bernardes de. A autoridade docente em uma perspectiva discente: leituras do cotidiano da sala de aula. Quaestio: revista de estudos em educação, [S.l.], v. 18, n. 3, p. p. 941-962, nov. 2016. ISSN 2177-5796. Disponível em: <http://periodicos.uniso.br/index.php/quaestio/article/view/2861>. Acesso em: 27 abr. 2017.
Seção
Artigos de Demanda

Palavras-chave

Autoridade docente. Perspectiva discente. Estudo de caso.