O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A titulação mínima exigida para publicar neste periódico é: doutorando, em coautoria com o orientador.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas.
  • O texto deve ser digitado em fonte Times New Roman, corpo 12, com espaçamento 1,5. O recurso itálico, no corpo do texto, deve ser utilizado somente para palavras estrangeiras.
  • Imagens - indicar no corpo do texto o local de inserção e enviá-las em arquivo separado. As imagens devem ser apresentadas em alta resolução (300 dpi - .jpg ou .tif) com largura mínima de 10 cm (altura proporcional).
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA COLABORAÇÕES


 


Revista Tríade tem como objetivo a publicação de trabalhos inéditos, de autoria individual ou coletiva de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior com titulação, preferencialmente, de doutores ou doutorandos em coautoria com doutores, sob a forma de artigos ou resenhas, de autores nacionais e estrangeiros.


Os artigos são publicados na língua original dos seus respectivos autores, de preferência em português e espanhol, 25.000 a 35.000 caracteres sem espaço (12 a 20 páginas. Quanto às resenhas o texto deverá ter dimensão variável entre 3 a 5 páginas, contendo o registro e a crítica de livros, teses e dissertações publicados nos últimos 12 meses.


A publicação de artigos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Científico ou de colaboradores ad hoc. A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à comunicação e à linha editorial da Tríade, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo. Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos pareceristas ou pela Comissão Científica, só serão incorporadas mediante concordância dos autores. Os revisores dos originais poderão ajustá-los aos padrões da convenção escrita de modo a contribuir para a adequação do texto ao periódico.


 


Orientações para formatação e normalização


Paginação: Página formato A4, margens: esquerda e superior 3 cm; direita e inferior 2 cm.


Título do artigo em português: Times New Roman, negrito 14, caixa alta na primeira letra e baixa nas restantes, centralizado


 


Autor 1, Autor 2 e Autor 3 Nome completo em Times, negrito 12, centralizado


Nome do autor 1 | [Título] em [área do conhecimento] pela [Universidade por extenso – SIGLA]. Vínculo institucional [Extenso – SIGLA]. Contato com o autor: E-mail. Times negrito 12, espaço simples, alinhado à esquerda


Nome de exemplo do Autor 2


Doutor em comunicação e semiótica pela Pontifícia universidade católica de São Paulo   – PUCSP. Professor do programa de pós-graduação em comunicação e cultura da universidade de Sorocaba – USP. Contato com o autor: autor@gmail.com


 


Os artigos deverão ter título e resumo em português e inglês (abstract) e de 3 a 5 palavras-chave (keywords), separadas por ponto e iniciadas com letra maiúscula.


Resumo em Times negrito 10, espaço simples justificado, não ultrapassando 200 palavras.


Palavras-chave: Palavra 1. Palavra 2. Palavra 3. Palavra 4. Palavra 5.


 


1 Introdução/entretítulos Com número em algarismo arábico, sequencial, Times negrito 12, caixa alta e baixa, espaço 1,5 alinhado à esquerda.


 O texto deve ser formatado em Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5 justificado. Primeira linha do parágrafo a 1,25cm. O tamanho para artigos é de 25.000 a 35.000 caracteres sem espaço (12 a 20 páginas), incluindo resumos e referências bibliográficas.


 O recurso itálico, no corpo do texto, deve ser utilizado apenas para palavras estrangeiras. Sugerimos não acrescentar destaques, grifos etc.


 


2 Exemplos de citações


Qualquer menção ou citação de autor ou obra no corpo do texto deve corresponder a uma referência completa na lista de referências ao final do corpo do texto.  


Confira antes de encaminhar o artigo se todas as citações estão presentes. As citações devem ser feitas na língua do artigo. No caso de livros em outras línguas, o autor deve traduzir e indicar na referência (tradução nossa).


 



  • Indireta no corpo do texto, um autor (SOBRENOME, ano);

  • Indireta no corpo do texto, autores e obras distintas (SOBRENOME, ano; SOBRENOME, ano).

  • Indireta no corpo do texto, dois autores de uma obra (SOBRENOME; SOBRENOME, ano).

  • Direta até três linhas, no corpo do texto, “A revista Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba” (SOBRENOME, ano, p. 00);


 


- Ao omitir parte de citação direta “[...]é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba” (SOBRENOME, ano, p. 00).


- Direta destacadas do corpo do texto (mais de três linhas)


Utilize Times 10 espaço simples justificado com recuo de parágrafo à esquerda de 4cm, sem aspas. A revista Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia é uma publicação do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba. Lançada em 2013, tem como objetivo difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de comunicação, inseridos em instituições do Brasil e do exterior (SOBRENOME, ano, p. 00).


 


3 Imagens, tabelas e quadros


As imagens, tabelas e quadros devem constar no corpo do texto, além de encaminhados como documentos suplementares pelo sistema de submissão da revista, em formato JPG com resolução de 150 dpi, com largura mínima de 10cm (altura proporcional)


Devem ter um número em algarismo arábico, sequencial, inscritos na parte superior, precedida da palavra Tabela/Quadro/Figura. Colocar um título por extenso, inscrito no topo da tabela/quadro/figura, para indicar a natureza e abrangência do seu conteúdo. A fonte deve ser colocada imediatamente abaixo da tabela/quadro/figura para indicar a autoridade dos dados e/ou informações da tabela, precedida da palavra Fonte.


 


Exemplo:


Quadro 1: Dados sobre a atual gestão Times 10 pontos, espaçamento simples.



























Nome



Dados 1



Dados 2



      Um



Número



Número



Dois



Número



Número



Três



Número



Número




Fonte: Associação Nacional dos Dados – www.dados.org.br Times 10 pontos, espaçamento simples.


 


Referências Times negrito 12, espaço simples, alinhado à esquerda, sem numeração


Devem conter exclusivamente os autores e os textos citados no artigo e ser apresentadas em ordem alfabética. São alinhadas à esquerda, obedecendo às normas atualizadas da ABNT. Títulos de livros e periódicos devem ser apresentados em negrito.


As referências devem estar em Times 12, espaço simples, alinhado à esquerda, observando a marcação de negrito específica para os exemplos que seguem.


 


Livros com 1 autor


AUTOR. Título. Edição. Local: Editora, data.


JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.


*Em livros com título e subtítulo, utilize negrito apenas no título.


CASTELLS, M. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003


 


Livros com 2 autores


AUTORES separados por ponto e vírgula. Título. Edição. Local: Editor, data.


BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. 28.ed. Petrópolis: Vozes, 2008.


 


Livros com 3 autores


Dar entrada pelos três autores, separados por ponto e vírgula. Título. Local: Editora, data.


CUTLIP, Scott M.; CENTER, Allen H.; BROOM, Glen M. Effective Public Relations. 6. ed. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1985.


 


Livros com mais de 3 autores


Entrada pelo nome do primeiro autor, seguido da expressão et al. Título. Local: Editora, data. 


FRANÇA, Júnia Lessa et al. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1990.


 


Trabalhos de eventos


AUTOR. Título do trabalho de evento: subtítulo do trabalho de evento (se houver). Referência da publicação no todo precedida de In: localização da parte referenciada. Paginação da parte referenciada.


FRANCO, Antônio. A imprensa e a Europa 92. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE JORNALISMO, 2., 1989, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: IBM do Brasil, 1990. P.10-35.


 


Artigos de revistas/periódicos


AUTOR do artigo. Título do artigo. Título da revista, local, v., n., páginas, mês, ano.


KARAM, Francisco. O presente possível do jornalismo. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 75-81, 2005.


 


Documentos eletrônicos online


AUTOR. Título. Local, data. Disponível em: < >. Data do acesso: dd mm aaaa.
ALVES, Castro. Navio negreiro. [S.I.]: Virtua Books, 2000. Disponível em: <endereçoeletronico.com.br>. Acesso em: 10 jan. 2014.


 


Artigos de jornais


AUTOR do artigo. Título do artigo. Título do jornal, local, data (dia, mês e ano). Caderno.
CAMPOS, Rogério de. Exposição traz ao Brasil de J. Carlos. Folha de S. Paulo, São Paulo, 10 abr. 1991. Ilustrada, p.1.


 


Programas de rádio/televisão


TÍTULO. Apresentador. Local: Emissora, data (dia, mês e ano), horário. Duração. Entrevistado.


CARA a Cara. Apresentado por Marília Gabriela. São Paulo: Rede Bandeirantes de Televisão, 21 abr. 1991, 22 h. Duração 60 min. Entrevista com Rita Lee.


 


A partir da segunda referência o nome deve ser substituído por um traço correspondente a 6 espaços.


SANTAELLA, L. Semiótica aplicada. São Paulo, Thomson, 2002.


______. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo, Paulus, 2005


 


4 Resenhas


As resenhas devem ter de 3.500  a 5 mil caracteres (3 a 5 páginas), contendo o registro e a crítica de livros, teses e dissertações publicados nos últimos 12 meses.






As notas de rodapé devem restringir-se a comentários e observações pessoais, destinando-se a prestar esclarecimentos ou tecer considerações. Deverão ser numeradas e apresentadas ao pé da página em corpo 10.




 


Normas da ABNT


NBR 6022, 2003 - Informação e documentação. Artigo em publicação periódica científica impressa. Apresentação;


NBR 6023, 2002 – Informação e documentação – Referências – Elaboração;


NBR 6024, 2003 – Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento escrito - Apresentação;


NBR 6028, 2003 – Informação e documentação – Resumos - Apresentação;


NBR 10520, 2002 – Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação;


IBGE. Normas de apresentação tabular. 3.ed. Rio de Janeiro, 1993.