Apuração in loco: o impacto do trabalho de campo no fazer jornalístico

Autores

  • Mara Rovida Programa de Pós-graduação em Comunciação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso)

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2016v4n8p287-301

Resumo

Numa sociedade orientada pela tecnologia, o investimento no trabalho de campo como elemento essencial da apuração jornalística parece cada vez mais raro. Na contramão dessa realidade, observa-se o trabalho in loco como diferencial na elaboração de narrativas sobre temas do cotidiano urbano. A relação entre dialogia jornalística e observação-experiência no exemplo da cobertura radiofônica do trânsito é discutida neste artigo. A costura de vozes e perspectivas de personagens do trânsito urbano é observada em seu aspecto dialógico nas narrativas da Radio Trânsito (antiga SulAmérica Trânsito). A metodologia de trabalho que dá base para o presente debate está alicerçada na pesquisa empírica cujos sujeitos observados são os jornalistas que atuam na emissora de rádio escolhida para esta análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Rovida, Programa de Pós-graduação em Comunciação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso)

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2014), mestre em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero (2010), graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade Anglo Latino (2005).Tem experiência como jornalista e docente na área de comunicação, com ênfase em jornalismo. Atualmente faz parte do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso) e é professora do curso de Jornalismo das Faculdades Integradas Rio Branco. É membro permanente do Grupo de Pesquisa do CNPQ Comunicação e Sociedade do Espetáculo. Publicou os livros "A segmentação no jornalismo - sob a ótica durkheimiana da divisão do trabalho social" (Novas Edições Acadêmicas) e "Jornalismo em trânsito o diálogo social solidário no espaço urbano" (Edufscar). 

Downloads

Publicado

09-12-2016

Como Citar

ROVIDA, Mara. Apuração in loco: o impacto do trabalho de campo no fazer jornalístico. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 4, n. 8, 2016. DOI: 10.22484/2318-5694.2016v4n8p287-301. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/2745. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS - OUTRAS PERSPECTIVAS