AS AGÊNCIAS NACIONAIS DE ACREDITAÇÃO NO SISTEMA ARCU-SUL: PRIMEIRAS CONSIDERAÇÕES

Autores

  • Gladys Beatriz Barreyro
  • Silvana Lorena Lagoria
  • Gabriella de Camargo Hizume

Resumo

O texto analisa o papel das Agências Nacionais de Acreditação (ANAs), que são os órgãos responsáveis pela execução das acreditações dos cursos no Sistema Regional de Acreditação de Cursos Universitários (ARCU-SUL) no Mercosul Educacional. O ARCU-SUL foi criado em 2008, com caráter permanente, após ter funcionado entre os anos de 2004 e 2006 o Mecanismo Experimental de Acreditação de Cursos Universitários (MEXA) que acreditou cursos de medicina, engenharia e agronomia. O trabalho mostra resultados parciais de pesquisa baseada em análise documental e entrevistas. São apresentadas as características das agências dos países originários do Mercosul,  Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, e analisadas segundo quatro critérios: forma de criação; autonomia; natureza;  estrutura e compatibilidade como ANA no marco da Rede de Agências Nacionais de Acreditação. Conclui-se que o ARCU-SUL não está implantado completamente ainda, pois não tem acreditado cursos em todos os países do bloco e que isto não está apenas vinculado com a maior ou menor experiência de avaliação da educação superior dos países.

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Como Citar

BARREYRO, Gladys Beatriz; LAGORIA, Silvana Lorena; HIZUME, Gabriella de Camargo. AS AGÊNCIAS NACIONAIS DE ACREDITAÇÃO NO SISTEMA ARCU-SUL: PRIMEIRAS CONSIDERAÇÕES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2165. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos