INSERÇÃO PROFISSIONAL, POLÍTICAS E PRÁTICAS SOBRE A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: AVALIANDO A PRODUÇÃO DOS CONGRESSOS INTERNACIONAIS SOBRE O PROFESSORADO PRINCIPIANTE

Autores

  • Maria Isabel da Cunha
  • Marja Leão Braccini
  • Nadiane Feldkercher

Resumo

A reflexão que toma os docentes iniciantes como eixo de preocupação e análise de estudos e investigações vem se estabelecendo de forma crescente em muitos países, repercutindo em experiências distintas. Na universidade essa preocupação se apresenta particularmente de forma exponencial porque a preparação dos professores da educação superior baseia-se fundamentalmente nos saber da pesquisa e desconsidera os saberes próprios da docência. Mas em todos os níveis de ensino está presente a tensão que caracteriza a condição do professor principiante. Que desafios enfrentam em suas práticas? Como constroem sua profissionalidade? Que iniciativas institucionais e políticas estão voltadas para a inserção dos novos profissionais? Esses são alguns questionamentos que mobilizaram este estudo que tomou os trabalhos apresentados nas três edições do Congreso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción Profesional a la Docencia para analisar temas e tendências que vêm marcando a pauta de discussão sobre tão importante tema. Utilizou-se a análise documental como fundamento metodológico que indicou a presença de nove enfoques analíticos para organizar a produção científica socializada no evento. As análises procuraram problematizar a incidência e distribuição dos temas que podem servir como referente para um estado da arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

CUNHA, Maria Isabel da; BRACCINI, Marja Leão; FELDKERCHER, Nadiane. INSERÇÃO PROFISSIONAL, POLÍTICAS E PRÁTICAS SOBRE A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: AVALIANDO A PRODUÇÃO DOS CONGRESSOS INTERNACIONAIS SOBRE O PROFESSORADO PRINCIPIANTE. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2166. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos