SINAES: O QUE APRENDEMOS ACERCADO MODELO ADOTADO PARA AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Autores

  • Jorge Luiz Lordêlo de Sales Ribeiro

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar o modelo de avaliação do ensino superior adotado no Brasil (SINAES), discutindo os seus princípios e finalidades, identificando os modelos de avaliação institucional utilizados e verificando, a partir dos relatórios de auto-avaliação das IES, as dificuldades e facilidades encontradas pelas IES. Apesar dos avanços em relação às práticas de avaliação institucional no Brasil, o SINAES parece não ter conseguido institucionalizar plenamente a avaliação, sobretudo porque está organizado para dar conta, simultaneamente, de duas finalidades distintas: o aperfeiçoamento e desenvolvimento institucional de um lado, e a regulação do outro.

Como Citar

Ribeiro, J. L. L. de S. (1). SINAES: O QUE APRENDEMOS ACERCADO MODELO ADOTADO PARA AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. Avaliação: Revista Da Avaliação Da Educação Superior, 20(1). Recuperado de http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/2170

Edição

Seção

Artigos