Profissão acadêmica e scholarship da docência: novo olhar sobre as múltiplas funções do professor universitário
Resumo
O reconhecimento da qualidade do trabalho docente em atividades não diretamente relacionadas à pesquisa e a crescente exigência da sociedade por uma contribuição mais relevante da universidade para a solução de seus problemas prementes levaram à busca de superação da visão tradicional de scholarship. Neste trabalho, primeiro, o entendimento clássico de scholarship e as propostas de expansão deste conceito por alguns teóricos são apresentados. Em seguida, são analisados o conceito de scholarship da docência e seus componentes básicos. Por último, são citadas algumas propostas e iniciativas introduzidas por universidades para consolidar a scholarship da docência, explicitando suas múltiplas perspectivas e formas concretas de estímulo à sua efetivação prática.Publicado
2016-11-11
Como Citar
Santos Filho, J. C. dos, & Dias, C. L. (2016). Profissão acadêmica e scholarship da docência: novo olhar sobre as múltiplas funções do professor universitário. Avaliação: Revista Da Avaliação Da Educação Superior, 21(3). Recuperado de http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/2774
Edição
Seção
Artigos
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.