Avaliação da educação superior:

um comparativo dos instrumentos de regulação entre Brasil e Portugal

Autores

  • Glades Tereza Felix
  • Julio Godoy Bertolin
  • Marlis Morosini Polidori

Resumo

O artigo procura estabelecer a relação entre os instrumentos utilizados no SINAES e a experiência empregada em nível internacional por meio do diálogo com o sistema europeu de avaliação da educação superior tendo como foco o caso de Portugal. Objetiva-se revisar, identificar e comparar a equivalência dos instrumentos de regulação implementados nos processos de avaliação e acreditação dos dois países. A investigação faz parte de uma pesquisa interinstitucional (UPF, UFSM, IPA e UCS) no âmbito do projeto “Meta avaliação do SINAES”, financiado pelo CNPq. Com base na pesquisa bibliográfica e na análise documental procurou-se demonstrar que são sistemas diferenciados, porém, relacionais que buscam a mesma finalidade: assegurar a forte capacidade reguladora do Estado. Conclui-se que no Brasil e em Portugal as avaliações são do tipo Top-down com perda de autonomia e liberdade acadêmica.

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Publicado

10-04-2017

Como Citar

FELIX, Glades Tereza; BERTOLIN, Julio Godoy; POLIDORI, Marlis Morosini. Avaliação da educação superior:: um comparativo dos instrumentos de regulação entre Brasil e Portugal. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2965. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos