Reflexões e significados sobre competências docentes no ensino médico

Autores

  • Maria das Mercês Borém Correa Machado
  • Cristina Andrade Sampaio
  • Simone Moreira de Macedo
  • Maria Fernanda Santos Figueiredo
  • João Felício Rodrigues Neto
  • Isabella Gomes Lopes
  • Maísa Tavares de Souza Leite

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender o significado de competência na percepção dos docentes dos módulos de Habilidades e Atitudes. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória. A escolha do referencial teórico e metodológico considerou a perspectiva hermenêutica. O estudo foi realizado em uma universidade pública com docentes do curso de Medicina, por meio de entrevista individual e não estruturada. Os dados foram submetidos à análise do discurso evidenciando as categorias empíricas: “Competência como eixo norteador e estruturante às necessidades educacionais”; “Docência na educação médica: a prática profissional possibilita habilidades” e “Estratégias para o desenvolvimento docente”. Considera-se que as mudanças requeridas no curso médico precisam encontrar apoio na gestão e na liderança dos professores, na implementação de um programa de desenvolvimento do corpo docente, que se tornará um valioso instrumento de reflexão para os educadores, a fim de melhorar o exercício da docência no curso médico.

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Publicado

10-04-2017

Como Citar

MACHADO, Maria das Mercês Borém Correa; SAMPAIO, Cristina Andrade; MACEDO, Simone Moreira de; FIGUEIREDO, Maria Fernanda Santos; RODRIGUES NETO, João Felício; LOPES, Isabella Gomes; LEITE, Maísa Tavares de Souza. Reflexões e significados sobre competências docentes no ensino médico. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2967. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos