Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-R):

avaliação de estudantes de medicina em um curso com currículo inovador

Autores

  • Diego Roberto Lima dos Anjos
  • Rinaldo Henrique Aguilar-da-Silva Aguilar-da-Silva

Resumo

Este artigo analisa o impacto do currículo inovador na adaptação dos estudantes de medicina, propondo-se verificar os fatores que interferem na vivência acadêmica. Utilizamos o Questionário de Vivências Acadêmicas na sua versão reduzida (QVA-r), com escala de Likert de 5 pontos. Participaram 90 estudantes de medicina, 40 da 1ª série e 40 da 3ª série. Em relação ao gênero 60% (n = 48) foram do sexo feminino com (QVA-r total 3,7) e 40% (n = 32) do masculino com (QVA-r total 3,8). Os participantes que exerciam atividade remunerada apresentaram média inferior na dimensão estudo (M =3,3) em relação aos que não exerciam nenhuma atividade remunerada (M = 3,6). Observamos que a dimensão carreira exerce um papel importante na adaptação dos estudantes (M = 4,2) para ambas as séries. Foram identificadas diferenças referentes à idade, evidenciando que os estudantes com maior média demonstraram melhor adaptação à instituição. Constatamos que as mulheres apresentam melhor adaptação ao método de ensino e os homens demonstram melhor adaptação global à instituição. Concluímos que o QVA-r demonstrou ser um bom instrumento de avaliação da adaptação dos estudantes frente à implantação de currículos inovadores no curso médico.  

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Publicado

10-04-2017

Como Citar

ANJOS, Diego Roberto Lima dos; AGUILAR-DA-SILVA, Rinaldo Henrique Aguilar-da-Silva. Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-R):: avaliação de estudantes de medicina em um curso com currículo inovador. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2968. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos