Relação entre conteúdos das disciplinas de curso de odontologia e os ENADE 2004/2010

Autores

  • Luiz Roberto Augusto Noro
  • Angelo Giuseppe Roncalli
  • Maria Cristina dos Santos Medeiros
  • Bárbara Cássia de Santana Farias-Santos
  • Isabel Alves Gomes Pinheiro

Resumo

O Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior tem como objetivo acompanhar os cursos de graduação, permitindo que adequações sejam realizadas, sendo um de seus componentes o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE). O objetivo do estudo foi comparar as questões das provas dos ENADE 2004 e 2010 com os conteúdos das disciplinas do Curso de Odontologia da UFRN a partir da percepção de alunos concluintes e professores. Para consolidação das respostas as disciplinas foram identificadas a partir dos conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais classificados em ciências básicas, saúde coletiva, propedêutica clínica e clínica odontológica. Observou-se desarticulação entre ciclo básico e ciclo profissionalizante, uma vez que os alunos sinalizaram nas respostas que não há coerência entre a extensa carga horária das disciplinas básicas e os conteúdos abordados sobre estas no ENADE. Uma das limitações para avanço nesta articulação é o isolamento destas disciplinas em Departamentos e Centros de Ciências sem articulação, os quais contribuem para a fragmentação do ensino em disciplinas isoladas e descontextualizadas, situação presente em várias instituições de ensino superior no Brasil. Para transformação desta situação é fundamental a autoavaliação constante que viabilize empoderamento aos atores diretamente envolvidos e interessados em um ensino superior de qualidade.

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Publicado

10-04-2017

Como Citar

NORO, Luiz Roberto Augusto; RONCALLI, Angelo Giuseppe; MEDEIROS, Maria Cristina dos Santos; FARIAS-SANTOS, Bárbara Cássia de Santana; PINHEIRO, Isabel Alves Gomes. Relação entre conteúdos das disciplinas de curso de odontologia e os ENADE 2004/2010. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2969. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos