Avaliação Institucional:

mapeamento e análise das concepções de qualidade e melhoria nas produções da revista Estudos em Avaliação Educacional (1990-2013)

  • Pamela Cristina Botiglieri Universidade Federal de São Carlos
  • Regilson Maciel Borges Universidade Federal de São Carlos
  • José Carlos Rothen Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: Avaliação institucional., Estudos em avaliação educacional., Qualidade e melhoria.

Resumo

O artigo apresenta um mapeamento e análise da produção sobre avaliação institucional publicada na revista Estudos em Avaliação Educacional da Fundação Carlos Chagas (FCC), no período de 1990 a 2013. Na pesquisa objetivou-se analisar como é tratada a relação entre qualidade e melhoria quando se discute a avaliação institucional. A fim de se atingirem os objetivos propostos realizou-se uma pesquisa bibliográfica no site da revista disponível no portal da FCC. No levantamento foram selecionados um total de 23 artigos de um total de 42 trabalhos encontrados sobre a temática analisada. Os resultados mostram a predominância de artigos que tratam da avaliação institucional com foco na educação superior. Outra constatação é a predominância de artigos provenientes de instituições localizadas na região sudeste do país, com destaque para a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e a FCC. Dos 27 autores que tiveram suas produções selecionadas, três autores publicaram mais de um artigo. Observa-se ainda que o interesse pela temática analisada se deu após o ano 2000, quando se concentra a maioria da produção selecionada. Sobre as concepções de qualidade e melhoria, os autores as associam ao cumprimento da função social da instituição. Nessa acepção a avaliação institucional aparece como um meio para ter um diagnóstico institucional, com objetivo de fornecer subsídios para que se pense ações geradoras de melhoria.

Publicado
2017-11-09
Como Citar
Botiglieri, P. C., Borges, R. M., & Rothen, J. C. (2017). Avaliação Institucional:. Avaliação - Revista Da Avaliação Da Educação Superior, 22(3), 633-657. Recuperado de http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/3137
Seção
Artigos