Produção acadêmica em avaliação do ensino superior no Brasil

Autores

  • Mário Cesar Barreto Moraes Escola Superior de Administração e Gerência
  • Nério Amboni Escola Superior de Administração e Gerência
  • Guilherme Felipe Kalnin Escola Superior de Administração e Gerência

Resumo

A avaliação do ensino superior no Brasil se mostra recorrente nas pesquisas na área de Educação, sendo diversos os pesquisadores que a buscam compreender, pelo impacto que esta possui quanto as reformas educacionais. O objetivo geral da presente pesquisa consiste em investigar a distribuição da produção acadêmica relacionada ao tema “Avaliação do Ensino Superior no Brasil”, no que tange características como: autoria, vínculos institucionais, regionalidade, fator de impacto, palavras-chave e metodologias. Trata-se de um estudo quantitativo, caracterizado como pesquisa exploratória e descritiva que se utiliza da bibliometria. Analisou-se 222 artigos publicados em doze periódicos nacionais de Qualis A1 e A2 no quesito Educação. Os resultados mostraram uma diminuição da produção nos últimos anos acerca do tema, o que evidencia que a produção acompanha as mudanças políticas e sociais do país. De forma mais pontual, verificou-se uma tendência maior a coautorias, uma predominância de trabalhos teóricos e uma alta concentração de fator de impacto em poucos autores.

Publicado

2017-11-09

Como Citar

Moraes, M. C. B., Amboni, N., & Kalnin, G. F. (2017). Produção acadêmica em avaliação do ensino superior no Brasil. Avaliação: Revista Da Avaliação Da Educação Superior, 22(3). Recuperado de http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/3141

Edição

Seção

Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##