Avaliação da educação superior nas modalidades presencial e a distância:

análises com base no Conceito Preliminar de Cursos (CPC)

  • Édison Trombeta de Oliveira Universidade de São Paulo
  • Stela Conceição Bertholo Piconez Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Educação superior., Avaliação., Educação a distância, Conceito preliminar de cursos.

Resumo

O Conceito Preliminar de Cursos (CPC), componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), é um índice que permite observações gerais em nível nacional, um aspecto importante da política educacional pública brasileira. O presente artigo tem como base os dados do CPC para analisar as avaliações dos cursos de graduação presenciais e a distância (EaD) no Brasil. Esta análise não tem como propósito comparar as duas modalidades de ensino nem delimitar qual é a ideal ou o parâmetro a ser adotado. Breve discussão das políticas de avaliação da educação superior brasileira e da expansão deste nível nos últimos anos, com ênfase na EaD, serão apresentadas e debatidas com os dados obtidos no Portal eMec. Pôde-se observar uma distribuição bastante diferente entre os cursos presenciais e a distância. Nas graduações a distância, mais de 65% delas se situam no conceito 3. Tal conceito refere-se ao mínimo para não ter o risco de sofrer intervenção externa, segundo a legislação vigente. Na modalidade presencial, este número está em torno de 50%. Pode-se depreender dos dados, que os cursos a distância, realizam o mínimo para não passarem por avaliação in loco, bem como esses números podem ser consequência da resistência das instituições de excelência em ofertar cursos a distância.

Publicado
2017-11-09
Como Citar
Oliveira, Édison T. de, & Piconez, S. C. B. (2017). Avaliação da educação superior nas modalidades presencial e a distância:. Avaliação - Revista Da Avaliação Da Educação Superior, 22(3), 833-851. Recuperado de http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/3160
Seção
Artigos