Resultados da Educação Superior:

o ProUni em Foco

  • Vera Lucia Felicetti Universidade La Salle
  • Alberto F. Cabrera Universidade de Maryland

Resumo

Este artigo tem como cerne os resultados da formação na Educação Superior. Os participantes da pesquisa foram bolsistas e não bolsistas ProUni já egressos da Educação Superior de uma Instituição Comunitária do Sul do Brasil ingressantes nesse nível de ensino em 2005. Os objetivos pretenderam responder três questões da pesquisa: Qual a situação dos egressos ProUni e não ProUni no mercado de trabalho e como ela difere entre os dois grupos de graduados? Em que medida o ProUni motiva o egresso prounista a continuar estudando? Qual a satisfação dos egressos ProUni e não ProUni com aspectos relacionados à sua formação e ao seu trabalho e como ela difere entre os dois grupos de graduados? A metodologia usada teve cunho quantitativo e objetivo explicativo. Estatística descritiva e de inferência foram usadas na análise dos dados. Os resultados indicam o ProUni como tendo papel importante na formação da primeira geração de graduados. Também apontam que o ProUni coloca seus graduados no mesmo patamar de satisfação que seus colegas não ProUni no que diz respeito à formação, à realização de cursos após a graduação e à satisfação com fatores extrínsecos e intrínsecos referentes ao estar graduado, bem como à associação entre formação versus trabalho e a remuneração conquistada. Os resultados sinalizam a necessidade de pesquisas em âmbito nacional, envolvendo egressos da Educação Superior, bolsistas e não bolsistas.

Publicado
Nov 9, 2017
Como Citar
FELICETTI, Vera Lucia; CABRERA, Alberto F.. Resultados da Educação Superior:. Avaliação - Revista da Avaliação da Educação Superior, [S.l.], v. 22, n. 3, p. 871-893, nov. 2017. ISSN 1982-5765. Disponível em: <http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/3162>. Acesso em: 20 jan. 2018.
Seção
Artigos