Acompanhamento de egressos:

subsídios para a avaliação de Instituições de Ensino Superior (IES)

Palavras-chave: Ensino superior, Acompanhamento de egressos, Avaliação educacional, Avaliação institucional

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre as possibilidades da avaliação institucional no ensino superior através do acompanhamento de alunos egressos. Para tanto, além de uma revisão de demandas contextuais, regulamentar e teórica, o artigo apresenta uma pesquisa empírica realizada junto ao Centro Universitário Católica de Quixadá. A pesquisa utilizou de método quantitativo e amostral para a coleta de dados junto a 1.074 alunos egressos de dez cursos de graduação. A pesquisa investigou quatro categorias de análise: perfil sócio econômico, efetividade profissional, avaliação do curso e relação com a instituição. Tais categorias resultam em diferentes tipos de indicadores: de contexto, de recursos, de produtos e de processos, cujas análises proporcionarão elementos para subsidiar o aprimoramento da avaliação, do planejamento e da qualidade educacional da instituição.

Publicado
2019-01-07
Como Citar
Lima, L. A., & Andriola, W. B. (2019). Acompanhamento de egressos:: subsídios para a avaliação de Instituições de Ensino Superior (IES). Avaliação: Revista Da Avaliação Da Educação Superior, 23(1). Recuperado de http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/3467
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##