Indicadores educacionais no Ensino Superior Brasileiro:

possíveis articulações entre desempenho e características do alunado

Autores

Resumo

A discussão sobre aproveitamento escolar e sua relação com a origem social é investigada pela sociologia da educação desde a segunda metade do século XX. No Brasil, em específico, vem se produzindo um grande volume de pesquisas sobre essa temática no nível da educação básica, a partir de análises que discutem desempenho alcançado, verificado por meio de resultados de avaliações educacionais de larga escala, e características socioeconômicas dos alunos. No entanto, sob essa perspectiva, pouco tem se pesquisado no ensino superior. Nesta linha, este artigo analisa a relação entre o aproveitamento acadêmico de alunos de graduação brasileiros e seu contexto socioeconômico. Foi feito estudo empírico baseado nos dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), obtendo-se evidências sobre as características que influenciam no desempenho dos alunos, tais como etnia, renda e tipo de instituição de ensino. Vale destacar o efeito compensador que parece existir entre a elevada escolaridade dos pais e a baixa renda familiar.

Publicado

2019-01-07

Como Citar

Oliveira, A. S. R. de, & Silva, I. R. (2019). Indicadores educacionais no Ensino Superior Brasileiro:: possíveis articulações entre desempenho e características do alunado. Avaliação: Revista Da Avaliação Da Educação Superior, 23(1). Recuperado de http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/3469

Edição

Seção

Artigos

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