Mensuração da interdisciplinaridade nos cursos de graduação em Administração

Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Administração, Graduação

Resumo

O artigo propõe um modelo de mensuração da interdisciplinaridade nos cursos de graduação em Administração. A survey eletrônica foi realizada nos cursos avaliados pelo Enade 2009 e os dados tratados pela Análise Fatorial e de Conglomerados. A média de interdisciplinaridade dos cursos em relação aos fatores dimensionados no modelo foi de 2,63 em uma escala de 0 a 10, considerado baixo, ou seja, tudo indica os projetos de interdisciplinaridade são escassos nos cursos de Administração no Brasil.  A análise fatorial revelou alto índice de correlação entre os dados e de 17 variáveis reuniu duas dimensões de mensuração: “organização” e “didática”. Com a análise de conglomerados foi constatado que o grupo que apresenta cursos com maior presença da variável articulação é que obteve melhores índices de interdisciplinaridade.

Publicado
2019-05-08
Como Citar
Cezarino, L. O., & Corrêa, H. L. (2019). Mensuração da interdisciplinaridade nos cursos de graduação em Administração. Avaliação - Revista Da Avaliação Da Educação Superior, 24(1). https://doi.org/10.1590/s1414-40772019000100010
Seção
Artigos