Rankings Universitários Internacionais

evidências de vieses geográficos e orçamentários para intuições brasileiras

Palavras-chave: Rankings., Educação superior brasileira., Avaliação de qualidade na educação.

Resumo

Este artigo analisa a classificação de instituições brasileiras de ensino superior em dois dos principais rankings internacionais de universidades: o QS World University Ranking e o The Times Higher Education (THE). Para isso, foram avaliadas as restrições metodológicas e como essas restrições afetaram a classificação das universidades do país nesses rankings. Entre 2016 e 2019, 38 brasileiras foram classificadas no QS e no THE, em sua versão global. Devido a restrições metodológicas, a classificação das instituições brasileiras assumiu a característica de patamares, variando de 3 a 5 patamares. Denota-se que a classificação de uma instituição em um patamar mais alto depende de sua proximidade com um mercado de trabalho dinâmico e um orçamento maior, indicando a dificuldade dos rankings de diferenciar de fato qualidade além dessas duas dimensões.

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Publicado
2019-12-06
Como Citar
Cabello, A. F., Imbroisi, D., Falqueto, J. M. Z., Ferreira, G. V., & Arruda, J. A. de. (2019). Rankings Universitários Internacionais: evidências de vieses geográficos e orçamentários para intuições brasileiras. Avaliação: Revista Da Avaliação Da Educação Superior, 24(3). Recuperado de http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/3793
Seção
Artigos

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