Por uma gestão mais democrática na educação

contribuições de uma formação a distância para atuação profissional de seus egressos

Palavras-chave: Conselho escolar, Gestão democrática da escola, Educação à distância

Resumo

Este estudo tem como objetivo avaliar as contribuições de um curso de extensão a distância na atuação profissional dos seus egressos no que diz respeito às ações de implantação e/ou fortalecimento dos Conselhos Escolares. Para tanto, realizou-se um levantamento de campo com abordagem quantitativa e qualitativa, por meio da aplicação de um questionário, o que resultou na análise das respostas de 1143 participantes. Os resultados evidenciaram que 64% dos cursistas colocaram em prática ações planejadas durante o curso e aqueles que realizaram as ações perceberam melhor aproveitamento do curso e maior aprendizagem. A partir disso, reforça-se a importância de políticas e ações de formação continuada que prezem pela relação entre teoria e prática para melhoria da qualidade da educação.

Referências

ANDRONIC, Răzvan-lucian et al. Opinions about Distance Learning in Romania. A comparative research. Procedia - Social And Behavioral Sciences, EUA, v. 69, n. l, p. 2151-2155, dez. 2012.

BACKES, Vânia Marli Schubert et al. A educação continuada dos alunos egressos: compromisso da universidade? Revista brasileira de enfermagem, Brasília, v. 55, n. 2, p. 200-204, fev. 2002.

BARDIN, Laurente. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Conselhos escolares: uma estratégia de gestão democrática na escola pública. Brasília: MEC, SEB, 2004.

BUFORD, James. An introduction to designing and delivering courses and programs at a distance. In: DOOLEY, Kim E. et al. Advanced methods in distance education: applications and practices for educators, administrators, and learners. London: IGI Global, 2005.

CHOI, Hee Jun; PARK, Ji-Hye. Testing a path-analytic model of adult dropout in online degree programs. Computers & Education, EUA, v. 116, p. 130-138, 2018.

CISLAGHI, Renato et al. Gestão de qualidade de cursos a partir da percepção de estudantes egressos. Revista Renote: Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 1-10, jul. 2015.

COLARES, Maria Lilia Imbiriba Sousa; BRYAN, Newton Antonio Paciulli. Formação continuada e gestão democrática: desafios para gestores do interior da Amazônia. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 16, n. 1, p. 174-191, abr. 2014.

FERRUGINI, Lílian; CASTRO, Cleber Carvalho de. Repercussões socioeconômicas do curso piloto de administração da UAB na visão de egressos e coordenadores. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 4, p. 993-1008, dez. 2015.

GATTI, Bernadete Angelina. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, p. 57-70, abr. 2008.

GÉGLIO, Paulo César. Políticas públicas de formação continuada para professores: um estudo de cursos realizados a partir de propostas licitatórias. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 23, n. 86, p. 231-257, fev. 2015.

GRUMICHÉ, Mônica. “Plano de Ação”: uma análise registrada da realidade. In: RAMOS, Daniela K. (Org.). Conselho escolar e gestão democrática: contribuições de uma formação para a cidadania. Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2014. p. 137-159.

KUO, Yu-chun et al. Interaction, Internet self-efficacy, and self-regulated learning as predictors of student satisfaction in online education courses. The Internet And Higher Education, EUA, v. 20, p. 35-50, jan. 2014.

LUIZ, Maria Cecília et al. Indicadores de funcionamento do conselho escolar em alguns municípios paulistas. In: LUIZ, Maria Cecília (org.). Conselho escolar: algumas concepções e propostas de ação. São Paulo: Xamã, 2010.

MEIRA, Maria Dyrce Dias; KURCGANT, Paulina. Avaliação de curso de graduação segundo egressos. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 43, n. 2, p. 481-485, jun. 2009.

MOORE, Michael G.; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

NASCIMENTO, Thiago Cavalcanti; RAMOS, Anatália Saraiva Martins; OLIVEIRA JÚNIOR, Paulo César Medeiros de. Prontidão tecnológica e satisfação de alunos na modalidade a distância: o caso de um programa de capacitação de um governo estadual. Rege, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 489-509, set. 2011.

PALLOFF, Rena M.; PRATT Keith. O aluno virtual. Um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004.

POZDNYAKOVA, Oksana; POZDNYAKOV, Anatoly. Adult Students’ Problems in the Distance Learning. Procedia Engineering, EUA, v. 178, p. 243-248, 2017.

RAMOS, Daniela Karine. Perfil dos alunos de licenciatura a distância e aspectos que contribuem para aprendizagem. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 21, n. 2, p. 199-220, 2013.

RAMOS, Daniela Karine (org.). Guia do Aluno. Curso de Extensão a Distância Formação Continuada em Conselhos Escolares. Florianópolis: UFSC, 2015.

SECCHI, Leonardo. Políticas públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

SEVERINO, Fabio et al. Distance education: the role of self-efficacy and lócus of control in lifelong learning. Procedia Social and Behavioral Sciences, EUA, v. 28, 2011, p. 705-717.

SOUZA, Geisa Colebrusco de et al. Avaliação do curso de gerenciamento online na perspectiva dos egressos. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 49, n. 2, p. 90-97, dez. 2015.

TITMUS, Colin J. (ed.). Lifelong education for adults: an international handbook. New York: Elsevier, 2014.
Publicado
2019-12-09
Como Citar
Ramos, D. K., & Ribeiro, F. L. (2019). Por uma gestão mais democrática na educação: contribuições de uma formação a distância para atuação profissional de seus egressos. Avaliação: Revista Da Avaliação Da Educação Superior, 24(3). Recuperado de http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/3800
Seção
Artigos