Uma análise dos primeiros quinze anos de SINAES

dizeres e compreensões docentes

Autores

  • Fábio Roberto Pillatt
  • Maria Cristina Pansera de Araújo

Palavras-chave:

Avaliação., Regulação., Emancipação.

Resumo

Este trabalho se concentra na análise de concepções de professores da Educação Superior acerca dos 15 primeiros anos de atuação do SINAES, quanto à confiabilidade do modelo e sua capacidade de atestar a qualidade educativa. A pesquisa possui finalidade exploratória, de natureza quantitativa e qualitativa, a partir das respostas de 280 professores de educação superior, gestores e pesquisadores educacionais, distribuídos em todas as regiões do Brasil. A ferramenta ATLAS.ti propiciou a análise quantitativa e qualitativa do perfil dos participantes e de suas interpretações. Foi possível perceber divergências significativas entre a proposta original do SINAES e sua atual instrumentalização, um maior direcionamento para o contexto regulatório e evidências de pressões corruptoras, que podem fragilizar a fidedignidade da percepção de qualidade aferida pelo modelo.

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Publicado

2020-09-08

Como Citar

Pillatt , F. R. ., & Araújo, M. C. P. de. (2020). Uma análise dos primeiros quinze anos de SINAES: dizeres e compreensões docentes. Avaliação: Revista Da Avaliação Da Educação Superior, 25(2). Recuperado de http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/4022

Edição

Seção

Artigos

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