Proposta de um sistema de avaliação da integração ensino e extensão

um guia para universidades públicas brasileiras

Autores

  • Muriel de Oliveira Gavira
  • Ana Maria Nunes Gimenez
  • Maria Beatriz Machado Bonacelli

Palavras-chave:

Integração curricular., Ensino-extensão., Ensino superior.

Resumo

O Plano Nacional de Educação brasileiro - PNE (Lei nº 13.005/2014) determinou que as atividades de extensão universitária devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular dos cursos de graduação. A regulamentação dessa norma ocorreu em 2018, por meio da Resolução CNE/CES nº 7 do Ministério da Educação (MEC). Esse movimento ficou conhecido como “curricularização da extensão”. Entretanto, ao contrário do que ocorre no exterior, especialmente em países desenvolvidos, em que a inter-relação entre ensino e extensão já se encontra em estágio bastante avançado, no Brasil, essa relação não se dá com a mesma intensidade. Além disso, são escassos os estudos sobre indicadores e sistemas de avaliação da curricularização no Brasil. Em decorrência dessas constatações, este artigo tem como objetivo central propor um sistema de avaliação da integração ensino e extensão para as universidades públicas brasileiras. Assim, por meio de um amplo levantamento bibliográfico e documental no Brasil e no mundo, propomos um sistema de avaliação que considera sete passos e quatro conjuntos de indicadores, além de alguns pontos importantes a considerar na análise.

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Publicado

2020-09-08

Como Citar

Gavira, M. de O. ., Gimenez, A. M. N. ., & Bonacelli, M. B. M. . (2020). Proposta de um sistema de avaliação da integração ensino e extensão: um guia para universidades públicas brasileiras . Avaliação: Revista Da Avaliação Da Educação Superior, 25(2). Recuperado de http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/4026

Edição

Seção

Artigos

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