Avaliação de desempenho de cursos de graduação ofertados na modalidade de Educação a Distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-40772020000300001

Palavras-chave:

Avaliação de desempenho, Ensino superior, Educação a Distância

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as oportunidades de pesquisa referentes à avaliação de desempenho de cursos de graduação ofertados na modalidade de educação a distância, por meio das publicações que compõem o portfólio bibliográfico de artigos mais citados pela comunidade científica. O instrumento selecionado para o alcance desse objetivo foi o Knowledge Development Process-Constructivist (ProKnow-C), por apresentar um processo estruturado e completo para a seleção e análise da literatura. Foram identificadas na literatura, no período de 2000 a 2017, 21 publicações que representam o fragmento da literatura de interesse, o que possibilitou a realização de uma análise sistêmica. Além de constatar que essa área do conhecimento se configura como um campo a ser explorado, foi possível registrar proposições para futuras investigações. Pesquisadores e gestores devem participar das etapas de desenvolvimento dos modelos de avaliação de desempenho, como na definição dos objetivos a serem mensurados, na hierarquização dos indicadores de avaliação e na aplicação de ações de aperfeiçoamento do contexto sob análise.

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Publicado

2020-11-18

Como Citar

Gomes , D. E. ., Ensslin, S. R. ., Cardoso, T. L. . ., & Andrade , D. F. de . (2020). Avaliação de desempenho de cursos de graduação ofertados na modalidade de Educação a Distância. Avaliação: Revista Da Avaliação Da Educação Superior, 25(3). https://doi.org/10.1590/S1414-40772020000300001

Edição

Seção

Artigos

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