Avaliação de desempenho de cursos de graduação ofertados na modalidade de Educação a Distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-40772020000300001

Palavras-chave:

Avaliação de desempenho, Ensino superior, Educação a Distância

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as oportunidades de pesquisa referentes à avaliação de desempenho de cursos de graduação ofertados na modalidade de educação a distância, por meio das publicações que compõem o portfólio bibliográfico de artigos mais citados pela comunidade científica. O instrumento selecionado para o alcance desse objetivo foi o Knowledge Development Process-Constructivist (ProKnow-C), por apresentar um processo estruturado e completo para a seleção e análise da literatura. Foram identificadas na literatura, no período de 2000 a 2017, 21 publicações que representam o fragmento da literatura de interesse, o que possibilitou a realização de uma análise sistêmica. Além de constatar que essa área do conhecimento se configura como um campo a ser explorado, foi possível registrar proposições para futuras investigações. Pesquisadores e gestores devem participar das etapas de desenvolvimento dos modelos de avaliação de desempenho, como na definição dos objetivos a serem mensurados, na hierarquização dos indicadores de avaliação e na aplicação de ações de aperfeiçoamento do contexto sob análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADMIRAAL, Wilfried; HUISMAN, Bart; PILLI, Olga. Assessment in massive open on-line courses. Electronic Journal of e-Learning, United Kingdom, v. 13, n. 4, 2015.

ALSTETE, Jeffrey W.; BEUTELL, Nicholas J. Performance indicators in on-line distance learning courses: a study of management education. Quality Assurance in Education, United Kingdom, v. 12, n. 1, p. 6-14, 2004.

ARBAUGH, J. Ben. Managing the on-line classroom: a study of technological and behavioral characteristics of web-based MBA courses. The Journal of High Technology Management Research, United Kingdom, v. 13, n. 2, p. 203-223, 2002.

ARBAUGH, J. Ben; DURAY, Rebecca. Technological and structural characteristics, student learning and satisfaction with web-based courses an exploratory study of two on-line MBA programs. Management learning, United Kingdom, v. 33, n. 3, p. 331-347, 2002.

ARIEIRA, Jailson de Oliveira et al. Avaliação do aprendizado via educação a distância: a visão dos discentes. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 63, p. 313-340, 2009.

BARZILAI, Jonathan. On the foundations of measurement. In: INTERNATIONAL

CONFERENCE ON SYSTEMS, MAN, AND CYBERNETICS, 1., 2001,

Madison. Proceedings [...]. Madison: Ieee Computer Society, 2001. p. 401 - 406.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 2001.

BITITCI, Umiti et al. Performance measurement: challenges for tomorrow. International Journal of Management Reviews, United Kingdom, v. 14, n. 3, p. 305–327, 2012.

BORTOLUZZI, S. C. et al. Avaliação de desempenho de redes de pequenas e médias empresas (PMES): lacunas e oportunidades de pesquisa. Revista Gestão Industrial, Curitiba, v. 9, n. 4, p. 886-906, 2014.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 21 mar. 2017.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Enade. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/enade. Acesso em: 10 maio 2018.

BRASIL. MEC. Referenciais de Qualidade para EaD. Documento de 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/par/193-secretarias-112877938/seed-educacao-a-distancia-96734370/12777-referenciais-de-qualidade-para-ead. Acesso em: 10 maio 2018.

CHANEY, Beth Hensleigh et al. Development of an instrument to assess student opinions of the quality of distance education courses. The American Journal of Distance Education, United States, v. 21, n. 3, p. 145-164, 2007.

CORLETT, Dan et al. Evaluation of a mobile learning organiser for university students. Journal of Computer Assisted Learning, United Kingdom, v. 21, n. 3, p. 162-170, 2005.

DIAS, Luis. C.; TSOUKIÀS, Alexis. On the constructive and other approaches in decision aiding. In: ANTUNES, C. H.; FIGUEIRA, J.; CLÍMACO, J. (eds.). Aide multicritére à la décision: multiple criteria decision aiding. Coimbra: CCDRC/INESCC/FEUC, 2004. p. 13-28.

ENSSLIN, Leonardo et al. Avaliação de desempenho de empresas terceirizadas com o uso da metodologia Multicritério de Apoio à Decisão-Construtivista. Pesquisa Operacional, Rio de Janeiro, v, 30, n. 1, p. 125-152, 2010.

ENSSLIN, Leonardo; ENSSLIN, Sandra Rolim; PINTO, Hugo de Moraes. Processo de investigação e Análise bibliométrica: Avaliação da Qualidade dos Serviços Bancários. RAC-Revista de Administração Contemporânea, Maringá, v. 17, n. 3, 2013.

ENSSLIN, Sandra R. et al. Processo de mapeamento das publicações científicas de um tema: portfólio bibliográfico e análise bibliométrica sobre avaliação de desempenho de cooperativas de produção agropecuária. Revista de Economia e Sociologia Rural (Impresso), Brasília, v. 52, n. 3, p. 587-608, 2014.

GABA, Ashok K.; DASH, Nirod K. Course evaluation in open and distance learning: a case study from Indira Gandhi National Open University. Open learning: the Journal of Open, Distance and e-Learning, United Kingdom, v. 19, n. 2, p. 213-221, 2004.

GARCIA, Vera L.; CARVALHO JUNIOR, Paulo Marcondes. Educação à distância (EAD), conceitos e reflexões. Medicina (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 48, n. 3, p. 209-213, 2015.

GLOBERSON, Shlomo. Issues in developing a performance criteria system for an organization. International Journal of Production Research, United Kingdom, v. 23, n. 4, p. 639-646, 1985.

HAMMOND, Kenneth R.; STEWART, Thomas R. The essential Brunswik: Beginnings, explications, applications. Oxford: Oxford University Press, 2001.

HOLSAPPLE, Clyde W.; LEE‐POST, Anita. Defining, assessing, and promoting e‐learning success: an information systems perspective. Decision sciences journal of innovative education, United Kingdom, v. 4, n. 1, p. 67-85, 2006.

HOWLAND, Jane L.; MOORE, Joi L. Student perceptions as distance learners in Internet-based courses. Distance education, United Kingdom, v. 23, n. 2, p. 183-195, 2002.

ILOTT, Irene et al. Evaluating a novel approach to enhancing dysphagia management: workplace based, blended e learning. Journal of Clinical Nursing, United Kingdom, v. 23, n. 9-10, p. 1354-1364, 2014.

JOHNSON, Richard D.; HORNIK, Steven; SALAS, Eduardo. An empirical examination of factors contributing to the creation of successful e-learning environments. International Journal of Human-Computer Studies, United States, v. 66, n. 5, p. 356-369, 2008.

KEEGAN, Desmond. Fundations of distance education. London: Routledge, 2013.

KELLY, Greta. A collaborative process for evaluating new educational technologies. Campus-Wide Information Systems, United Kingdom, v. 25, n. 2, p. 105-113, 2008.

KIM, DaeShik; LEE, Helen; SKELLENGER, Annette. Comparison of levels of satisfaction with distance education and on-campus programs. Journal of Visual Impairment & Blindness, United States, v. 106, n. 5, p. 275, 2012.

LACERDA, Rogério Tadeu de Oliveira; ENSSLIN, Leonardo; ENSSLIN, Sandra Rolim. Uma análise bibliométrica da literatura sobre estratégia e avaliação de desempenho. Gestão & Produção, São Carlos, v. 19, n. 1, 2012.

LAVENDER, Dame Tina et al. A pilot quasi-experimental study to determine the feasibility of implementing a partographe-learning tool for student midwife training in Nairobi. Midwifery, United States, v. 29, n. 8, p. 876-884, 2013.

LEI, Simon A.; GUPTA, Rajeev K. College distance education courses: evaluating benefits and costs from institutional, faculty and students'perspectives. Education, United States, v. 130, n. 4, p. 616, 2010.

MCCONATHA, Douglas; PRAUL, Matt; LYNCH, Michael J. Mobile learning in higher education: an empirical assessment of a new educational tool. On-line Submission, India, v. 7, n. 3, 2008.

MELNYK, Steven A. et al. Is performance measurement and management fit for the future? Management Accounting Research, United States, v. 25, n. 2, p. 173-186, 2014.

MOORE, Michael G.; KEARSLEY, Greg. Distance education: a systems view of online learning. United States: Cengage Learning, 2011.

MUGNOL, Marcio. A educação a distância no Brasil: conceitos e fundamentos. Revista Diálogo Educacional, Paraná, v. 9, n. 27, 2009.

NEELY, Andy. The measure performance revolution. Why now and what next? International Journal of Operations & Production Management, United Kingdom, v. 16, n. 2, p. 205-228, 1999.

NEELY, Andy; GREGORY, Mike; PLATTS, Ken. Performance measurement system design - A literature review and research agenda. International Journal of Operations & Production Management, United Kingdom, v. 15, n. 4, p. 80-116, 1995.

OZKAN, Sevgi; KOSELER, Refika. Multi-dimensional students’ evaluation of e-learning systems in the higher education context: An empirical investigation. Computers & Education, United Kingdom, v. 53, n. 4, p. 1285-1296, 2009.

PETERS, Otto. Didática do ensino a distância: experiências e estágios da discussão numa visão internacional. Rio Grande do Sul: Unisinos, 2001.

PINTO JUNIOR, Glenio do Couto; NOGUEIRA, Vera Maria Ribeiro. Programa Universidade Aberta do Brasil: aspectos relevantes na construção de uma metodologia para avaliar sua implementação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, v. 19, n. 1, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-40772014000100011&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 10 maio 2018.

PULSFORD, David et al. Classroom-based and distance learning education and training courses in end-of-life care for health and social care staff: A systematic review. Palliative Medicine, United States, v. 27, n. 3, p. 221-235, 2013.

ROBERTS, T. Grady et al. The development of an instrument to evaluate distance education courses using student attitudes. The American Journal of Distance Education, United States, v. 19, n. 1, p. 51-64, 2005.

RODRIGUES, Cláudia M. Cruz et al. Uma proposta de instrumento para avaliação da educação a distância. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 83, p. 321-354, 2014.

SIMS, Rod; DOBBS, Graeme; HAND, Tim. Enhancing quality in on-line learning: Scaffolding planning and design through proactive evaluation. Distance Education, United Kingdom, v. 23, n. 2, p. 135-148, 2002.

SMITH, Marisa; BITITCI, Umit. Interplay between performance measurement and management, employee engagement and performance. International Journal of Operations & Production Management, United Kingdom, v. 37, n. 9, p. 1207-1228, 2017.

SUN, Pei-Chen et al. What drives a successful e-Learning? An empirical investigation of the critical factors influencing learner satisfaction. Computers & education, United Kingdom, v. 50, n. 4, p. 1183-1202, 2008.

THIEL, Gustavo Guilherme; ENSSLIN, Sandra Rolim; ENSSLIN, Leonardo. Street lighting management and performance evaluation: opportunities and challenges. LEX Localis - Journal Of Local Self-Government, ‎Slovenia, v. 15, n. 2, p. 303-328, 2017.

URTEL, Mark G. Assessing academic performance between traditional and distance education course formats. Journal of Educational Technology & Society, Taiwan, v. 11, n. 1, p. 322-330, 2008.

VALMORBIDA, Sandra Mara Iesbik et al. Gestão Pública com foco em resultados: evidenciação de oportunidades de pesquisa. CAP Accounting and Management, Toledo, v. 5, n. 5, p. 126-136, 2011.

VALMORBIDA, Sandra Mara Iesbik et al. Avaliação de desempenho para auxílio na gestão de universidades públicas: análise da literatura para identificação de oportunidades de pesquisas. Contabilidade, Gestão e Governança, Brasília, v. 17, n. 3, 2014.

VALMORBIDA, Sandra Mara Iesbik; ENSSLIN, Leonardo. Construção de conhecimento sobre avaliação de desempenho para gestão organizacional: uma investigação nas pesquisas científicas internacionais. Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 13, n. 28, p. 123-148, 2016.

VENDRUSCOLO, Maria Ivanice; BEHAR, Patrícia Alejandra. Investigando modelos pedagógicos para educação a distância: desafios e aspectos emergentes. Educação, Porto Alegre, v. 39, n. 3, 2016.

WANG, Jing et al. Evaluation of the first open-access hepatitis B and safe injection on-line training course for health professionals in China. BMC Medical Education, United Kingdom, v. 16, n. 1, p. 81, 2016.

ZERBINI, Thais; ABBAD, Gardenia. Impacto de treinamento no trabalho via internet. RAE Eletrônica, São Paulo, v. 4, n. 2, 2005.

Downloads

Publicado

18-11-2020

Como Citar

GOMES , Diego Eller; ENSSLIN, Sandra Rolim; CARDOSO, Thuine Lopes; ANDRADE , Dalton Francisco de. Avaliação de desempenho de cursos de graduação ofertados na modalidade de Educação a Distância. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 25, n. 3, 2020. DOI: 10.1590/S1414-40772020000300001. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4091. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.