Permanecer ou desistir?

Mulheres na graduação em engenharia e tecnologias na UTFPR/Guarapuava, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-40772021000100008

Palavras-chave:

Gênero, Ciência, Ensino superior

Resumo

Neste artigo analisamos motivações e problemas institucionais que fazem com que mulheres em cursos de Engenharia e Tecnologias desistam ou permaneçam na graduação. Investigamos relatos de estudantes que vivenciaram a graduação entre 2012 e 2019 na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Guarapuava, Brasil. Esse locus é entendido como microcosmo de divisões de gênero na formação acadêmica que são mais amplos e que revelam assimetrias de acesso e de permanência de mulheres no sistema universitário brasileiro. Para isso, trabalhamos com uma abordagem que aproxima Estudos de Gênero e Ciências, pensando relações entre homens e mulheres no âmbito das relações de poder e usos sociais de instituições acadêmicas. Como resultado, acompanhamos dados de matrículas, permanências e desistências por gênero na instituição. O estudo aponta para a necessidade de ações instituições de combate à discriminação de gênero, e ao desenvolvimento e estratégias de permanência de estudantes mulheres nos cursos de graduação.

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Publicado

19-04-2021

Como Citar

KLANOVICZ, Luciana Rosar Fornazari; OLIVEIRA, Valéria Aparecida Monteiro de. Permanecer ou desistir? : Mulheres na graduação em engenharia e tecnologias na UTFPR/Guarapuava, Brasil . Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 26, n. 1, 2021. DOI: 10.1590/S1414-40772021000100008. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4654. Acesso em: 18 abr. 2024.

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