TRAJETÓRIA DE EGRESSOS DA PÓS-GRADUAÇÃO DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS: UMA FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO

Autores

  • Maria Lígia Moreira
  • Léa Velho

Resumo

Este trabalho analisa a trajetória acadêmica e o destino profissional dos egressos dos cursos de mestrado e doutorado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Para isso, foram realizados levantamento e análise dos dados de 1098 egressos, titulados no período 1968 a 2009, nos cursos de Astronomia, Geofísica Espacial, Meteorologia, Engenharia e Tecnologia Espaciais, Computação Aplicada e Sensoriamento Remoto. Os resultados mostram a relevância das atividades de ensino do Instituto para o desenvolvimento da ciência espacial no país, assim como a importância dos mecanismos de avaliação de desempenho e impacto como subsídios ao planejamento e às ações de formação de competências.

Como Citar

Moreira, M. L., & Velho, L. (1). TRAJETÓRIA DE EGRESSOS DA PÓS-GRADUAÇÃO DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS: UMA FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO. Avaliação: Revista Da Avaliação Da Educação Superior, 17(1). Recuperado de http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/754

Edição

Seção

Artigos