AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO DA FISIOTERAPIA CONFORME AS DIRETRIZES CURRICULARES E A PERSPECTIVA BIOPSICOSSOCIAL DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE

Autores

  • Peterson Marco de Oliveira Andrade

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) envolvem as competências que cada curso deve desenvolver durante a formação dos acadêmicos. Porém, não há um instrumento para avaliar sistematicamente a atuação dos futuros egressos. Objetivo: Relacionar as competências e habilidades gerais e específicas estabelecidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Fisioterapia (DCN/FISIO) com a proposta biopsicossocial da Organização Mundial de Saúde (OMS). Métodos: As regras de linking foram utilizadas para relacionar o conteúdo das DCN com a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Resultados: Foram identificadas 13 subcategorias dos capítulos de atividade e participação relacionados com a aprendizagem e aplicação do conhecimento, tarefas e demandas gerais, comunicação, relações interpessoais e vida comunitária, social e cívica. Considerações Finais: O resultado do linking entrea CIF e as DCN/FISIO oferece uma fundamentação para orientar o conteúdo da avaliação conforme as exigências do MEC e a abordagem biopsicossocial preconizada pela OMS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

ANDRADE, Peterson Marco de Oliveira. AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO DA FISIOTERAPIA CONFORME AS DIRETRIZES CURRICULARES E A PERSPECTIVA BIOPSICOSSOCIAL DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 15, n. 2, 2010. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/862. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos