AVALIAÇÃO DE RESULTADOS DA CAPACITAÇÃO DOCENTE: O PÓS-DOUTORADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE SOB A ÓTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Marcello Vinicius Doria Calvosa
  • Melina Garcia Repossi
  • Pedro Marcos Roma de Castro

Resumo

A pesquisa aqui apresentada teve como objetivo investigar a influência do estágio pós-doutoral sobre a produção científica e bibliográfica de pesquisadores/docentes atuantes em programas de pós-graduação da Universidade Federal Fluminense – UFF. Estudos sobre o fenômeno pósdoutoral são escassos na literatura e os poucos trabalhos encontrados na literatura internacional versam apenas sobre a realidade de uma única Instituição de Ensino Superior. O estudo busca a mensuração de variações da produção docente registrada em periódicos científicos em um panorama ex-ante e ex-post e busca ampliar o escopo dos estudos dessa área de investigação para abranger também a realidade de uma universidade federal. Com uma população de 278 doutores que realizaram o estágio pós-doutoral até 2008, os dados levantados apontam para um aumento expressivo da UFF na realização dos estágios pós-doutorais, especialmente, nos últimos dez anos, demonstrando o perfil institucional dos docentes que privilegiam e publicam maciçamente em anais de eventos, e como resultado mais relevante que a demanda ou oferta pela realização de estágios pós-doutorais é homogênea entre os diversos estratos da carreira docente, tendo os mesmos níveis percentuais entre docentes recém-doutores e seniores. Quando o foco é o desempenho, nesse caso específico a produtividade em pesquisa, as evidências demonstraram que docentes de pós-graduação na UFF, em geral, beneficiam-se da realidade pós-doutoral, em especial os docentes com maior tempo de conclusão do doutorado. Eles buscam, por meio da socialização, uma oportunidade de atualização e reciclagem de conhecimentos por intermédio da interação com um conhecimento gerado. No caso do pós-doutorado, isso ocorre por conectividade com outras universidades ou grupos de pesquisa.

Como Citar

Calvosa, M. V. D., Repossi, M. G., & Castro, P. M. R. de. (1). AVALIAÇÃO DE RESULTADOS DA CAPACITAÇÃO DOCENTE: O PÓS-DOUTORADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE SOB A ÓTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E BIBLIOGRÁFICA. Avaliação: Revista Da Avaliação Da Educação Superior, 16(1). Recuperado de http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/884

Edição

Seção

Artigos