O Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos (PPEC) da Universidade de Sorocaba (UNISO), é uma iniciativa da Biblioteca "Aluísio de Almeida", tem como objetivo reunir e dar visibilidade aos periódicos acadêmicos editados e produzidos na UNISO.

Tem como objetivo, garantir e apoiar a qualificação e visibilidade das publicações periódicas científicas vinculadas aos Programas de Pós-Graduação da UNISO, garantindo a diversidade institucional, regional e o livre acesso à toda comunidade científica. Por essa razão, através da portaria do PROPEIN 012/2018, instituída pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação, da Uniso, cria-se o Grupo de Trabalho para a elaboração de diretrizes e procedimentos com a condição de selecionar os periódicos que pretendem ingressar no Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da Universidade.

A UNISO possui, atualmente, 4 títulos de periódicos científicos integrados ao Portal, que utilizam a plataforma SEER – Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas, um software desenvolvido para a construção e gestão de publicações periódicas eletrônicas. Esta ferramenta contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos, os mesmos possuem mecanismos que permitem a interface com o Programa LOCKSS (Stanford University), da Rede de Serviços de Preservação Digital Cariniana (IBICT), e também pela facilidade de atribuição do Digital Objetc Identifier (DOI). O SEER foi traduzido e customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) baseado no software Open Journal Systems (OJS), desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP), da Universidade British Columbia no Canadá.

Os periódicos estão assegurados pela licença de uso do Creative Commons, que não permite a utilização do material para fins comerciais e garante seu livre acesso.