EDUCAÇÃO POPULAR: DIÁLOGO COM AS TEORIAS DE FREINET E FREIRE

Autores

  • Jean Mac Cole Tavares Santos
  • Giovana Carla Cardoso Amorim
  • Alexsandra Maia Nolasco de Castro

Resumo

As ideias de Freinet e Freire repercutem nas práticas educativas por representarem princípios e técnicas de ensino para uma nova sociabilidade. Freire se destaca por definir a educação popular como libertadora, acreditando na transformação social, através da relação dialógica. Freinet através de uma proposta libertária chama a atenção para a autogestão do conhecimento, levando em consideração o senso de responsabilidade, a sociabilidade, o julgamento pessoal, a autonomia, a criatividade, a comunicação, a reflexão individual e coletiva, e a afetividade. Ambos se destacam no cenário da educação por agregarem em suas propostas educativas concepções pedagógicas, políticas, éticas e, sobretudo, humanas do fazer pedagógico. Neste artigo pretendemos pensar a educação popular, apresentando e discutindo as aproximações entre as concepções libertárias dos dois autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Mac Cole Tavares Santos

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Paraíba

Giovana Carla Cardoso Amorim

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Alexsandra Maia Nolasco de Castro

Aluna do Curso de Pedagogia. Bolsista PIBIC CNPq.

Downloads

Publicado

19-12-2012

Como Citar

TAVARES SANTOS, Jean Mac Cole; AMORIM, Giovana Carla Cardoso; NOLASCO DE CASTRO, Alexsandra Maia. EDUCAÇÃO POPULAR: DIÁLOGO COM AS TEORIAS DE FREINET E FREIRE. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 14, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1006. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos