UMA ANÁLISE DAS TENSÕES E DISPUTAS EM TORNO DAS INTERPRETAÇÕES DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DA IGREJA CATÓLICA

Autores

  • Paula Leonardi

Resumo

A despeito das consideráveis perdas de espaço político e de seguidores da Igreja Católica, sua capacidade de adaptação e vitalidade é visível. Interrogar-se sobre o catolicismo é interrogar-se sobre um fato social e religioso, sobre uma instituição plural, atravessada de antagonismos e oposições e que se vê com a tarefa da educação universal porque detentora da verdade. Neste sentido, este artigo tem como objetivo central discutir a constituição do campo de estudos acadêmicos que assume como objeto de preocupação as relações entre a Igreja Católica e a educação. Discute-se o regime de produção e de acesso à verdade da Igreja e como ele é pensado por pesquisadores de diferentes áreas, utilizando a produção acadêmica sobre o tema para explicitar e analisar o campo de estudos, suas tensões, hierarquias internas, lacunas e possibilidades de avanço nas pesquisas sobre Igreja e educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Leonardi

Pós-doutorado em História da Educação e Historiografia pela Faculdade de Educação USP, com financiamento FAPESP. Professora auxiliar na Universidade São Francisco, pesquisadora do Grupo de Estudos História da Educação e Religiões (GEHER - FE/USP) e vice-líder do Grupo de Pesquisa Gênero, Religião e Política (GREPO - PUC/SP). E

Downloads

Publicado

19-12-2012

Como Citar

LEONARDI, Paula. UMA ANÁLISE DAS TENSÕES E DISPUTAS EM TORNO DAS INTERPRETAÇÕES DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DA IGREJA CATÓLICA. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 14, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1015. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos