Formação docente e o começo da carreira: uma análise do ponto de vista de professores dos anos iniciais sobre resolução de problemas

Autores

  • Mônica Vasconcellos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
  • Roger Santos Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Resumo

Este estudo tem por objetivo identificar e analisar as dificuldades que professores novatos enfrentam ao trabalhar com a resolução de problemas nos primeiros anos do ensino fundamental, e a relação que existe entre o que praticam e o que aprenderam na formação inicial. Para tanto, entrevistamos individualmente quatro professores que estão no início da carreira. As entrevistas foram gravadas e realizadas com base em um roteiro preparado previamente. Os resultados foram descritos e analisados e revelam que: a) os professores que tiveram, durante a graduação, aulas relacionadas ao ensino e à aprendizagem da Matemática indicaram que consultam a bibliografia utilizada na ocasião para preparar suas aulas; b) diante da necessidade de ensinar, os professores buscam em situações vividas conhecimentos que lhes permitam atuar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Vasconcellos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Roger Santos, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Downloads

Como Citar

VASCONCELLOS, Mônica; SANTOS, Roger. Formação docente e o começo da carreira: uma análise do ponto de vista de professores dos anos iniciais sobre resolução de problemas. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 15, n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1629. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos