Pesquisa sobre o livro didático de história e a produção de conhecimento de sujeitos aprendentes.

Autores

  • Elício Gomes Lima Centro Universitário Adventista de São Paulo

Resumo

O artigo discute algumas dimensões acerca da pesquisa sobre o livro didático de história, recorre como ponto de partida ao processo de constituição do sujeito que aprende e sua respectiva produção do conhecimento, não simplesmente como output do ideário desejado pelo sistema capitalista. Utilizou-se como dimensão de tratamento do objeto a pesquisa qualitativa,enriquecida por etapas procedimentais centradas em levantamento bibliográfico em literatura especializada da área. O texto conclui que no processo ensino-aprendizagem os sujeitos (educandos, educadores), não se reduzem a meros objetos, mas se constituem em uma totalidade histórico-social que se manifesta dinamicamente por meio da linguagem, do contexto social, de suas experiências, construindo e ampliando suas visões de mundo dentro dessa totalidade.

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Biografia do Autor

Elício Gomes Lima, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Mestre em Educação pela Unicamp. Professor de Pós-Graduação no Centro Universitário Adventista de São Paulo, Diretor de Escola Municipal em São Paulo.

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Como Citar

LIMA, Elício Gomes. Pesquisa sobre o livro didático de história e a produção de conhecimento de sujeitos aprendentes. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 15, n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1637. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos