A "Educação do cidadão" na obra de Thales Castanho de Andrade

Autores

  • Maria Luisa Bissoto Centro Universitário Salesiano de São Paulo
  • Renato Soffner Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Resumo

Analisam-se obras do escritor Thales Castanho de Andrade, identificando nessas uma concepção de “educação do cidadão” fundada num ideal de civismo e brasilidade. Foram pesquisadas as obras “A Filha da Floresta” e “Ensinando a Constituição”. Na análise dos dados, consideraram-se as categorias: exaltação dos patrimônios nacionais, materiais, morais ou culturais; uma identidade e uma moral nacional idealizada como urbana e de classe média, mas apoiando o movimento “ruralismo pedagógico”, e a necessidade do esclarecimento científico e da modernização do país. Conclui-se que podem ser identificados elementos de formação quanto a um modo ideal de ser brasileiro; o consenso em torno a essa “identidade nacional” seria de fundamental importância no escamotear das diferenças sociais existentes na sociedade brasileira à época.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luisa Bissoto, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Pós-doutora em Educação, docente permanente do PPG em Educação Sociocomunitária do Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Renato Soffner, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Professor doutor, docente permanente do Mestrado em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo.

Downloads

Como Citar

BISSOTO, Maria Luisa; SOFFNER, Renato. A "Educação do cidadão" na obra de Thales Castanho de Andrade. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 15, n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1638. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos