PRIMEIRO, A GENTE TEM QUE CONQUISTAR O ALUNO, SENÃO O ALUNO FOGE: O CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Ruth Pavan
  • José Bonifácio Alves da Silva

Resumo

O artigo é resultado da pesquisa, “As concepções curriculares presentes na reflexão dos educadores da educação básica e suas implicações para o processo ensino e aprendizagem” (CNPq/Edital/2008 - Humanas e Sociais Aplicadas). O objetivo deste artigo é analisar as concepções curriculares dos professores e professoras da Educação de Jovens e Adultos. Percebemos que as concepções de currículos dos docentes da EJA são resultantes de teorias construídas em momentos diversos; verificamos que ainda têm força as concepções das teorias tradicionais que buscam a integração do aluno a essa sociedade, sem questioná-las. Observamos também que as teorias críticas do currículo e as ideias acerca do multiculturalismo têm ganhado espaço no ambiente da EJA, o que vem ao encontro do debate atual sobre a educação, ou seja, de ver a escola como um espaço marcado pela presença de várias culturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-02-2011

Como Citar

PAVAN, Ruth; SILVA, José Bonifácio Alves da. PRIMEIRO, A GENTE TEM QUE CONQUISTAR O ALUNO, SENÃO O ALUNO FOGE: O CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 12, n. 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/189. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos