A INSUFICIÊNCIA DAS POLÍTICAS DE CONTENÇÃO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR NO CONTEXTO DA CONSTRUÇÃO DO APRENDIZADO

Autores

  • Saulo de Castro Lima

Resumo

A questão da contenção da violência nas escolas públicas tem sido um assunto de crescente relevância desde a década de 1990. Desde então, a escalada da violência tem alertado pais, professores, diretores e especialistas em educação para esse fenômeno que passou a figurar de modo infame entre os temas mais debatidos sobre educação, muitas vezes tornando-se o principal foco de atenção, acima mesmo de outras preocupações referentes à temática político-pedagógica. Este artigo pretende demonstrar, através de um estudo empírico, que a resolução dos conflitos violentos em âmbito escolar passa longe de figurar como a solução para o cenário decadente de esvaziamento de qualquer projeto pedagógico, e que por isso mesmo a resolução da violência escolar não deve ser considerada como um fim em si mesma.

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Publicado

04-02-2011

Como Citar

LIMA, Saulo de Castro. A INSUFICIÊNCIA DAS POLÍTICAS DE CONTENÇÃO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR NO CONTEXTO DA CONSTRUÇÃO DO APRENDIZADO. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 12, n. 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/199. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos