A VIOLÊNCIA ESCOLAR E SEUS REFLEXOS NO CORPO DOCENTE E DISCENTE

Autores

  • Selson Garutti
  • Luiz Henrique Begnossi

Resumo

A presente proposta de pesquisa consiste em compreender as motivações da violência, culminando em violência escolar e posteriormente seus reflexos apresentados tanto pelo corpo docente quanto pelo corpo discente. Tal proposta tem por inspiração os livros escritos por Flávia Schilling, “A sociedade da Insegurança e a Violência na Escola”, e por Jean-François Blin, “Classes Difíceis: Ferramentas para prevenir e administrar os problemas escolares”, que difundem o tema da violência escolar com veemência e astúcia. No entendimento desta proposta temática está a ideia de que a violência escolar se encontra em constante crescimento e que suas consequências afetam tanto professores quanto alunos fazendo com que a instituição escolar vá se deteriorando e distanciando de seus objetivos prioritários e de sua função socializadora que é educar e construir. O conceito de violência escolar aqui empregado diz respeito a toda e qualquer atitude que vai além dos limites e escapa das previsões prejudicando a comunidade escolar ou contribuindo para que essa se distancie de seu estado estável. Nesse sentido, foi retratado o conceito de violência e de violência escolar além dos reflexos da violência tanto no corpo docente quanto no discente, esperando, assim, contribuir para essa discussão tão necessária e atual.

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Publicado

04-02-2011

Como Citar

GARUTTI, Selson; BEGNOSSI, Luiz Henrique. A VIOLÊNCIA ESCOLAR E SEUS REFLEXOS NO CORPO DOCENTE E DISCENTE. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 12, n. 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/200. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos