A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS NUTRICIONISTAS QUE ATUAM NA DOCÊNCIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE MUDANÇAS

Autores

  • Cibele Pereira Kopruszynski
  • Ariclê Vechia

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar as características das práticas pedagógicas dos nutricionistas docentes. Também buscou identificar junto

aos professores da área de nutrição a sua concepção de prática pedagógica e caracterizar o perfil dos nutricionistas que atuam na docência. Esses objetivos foram elaborados a fim de buscarmos respostas ao seguinte problema de pesquisa: Qual é a prática pedagógica desenvolvida pelos nutricionistas que atuam na docência? Esta pesquisa envolveu trinta professores nutricionistas de cursos de nutrição no município de Curitiba. A abordagem metodológica foi a análise qualitativa de natureza interpretativa na perspectiva históricocrítica. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista individual semiestruturada. Ao analisar os dados obtidos constatou-se uma preferência pelos aspectos técnicos. Houve a valorização do “saber transmitir” os conteúdos, uma tendência em reproduzir práticas de professores que marcaram suas histórias e desconsiderar os aspectos didáticos-pedagógicos inerentes ao ensino. Para alguns professores a reflexão e a mudança da prática atual é uma preocupação constante. Outro aspecto importante evidenciado através da análise dos dados foi a necessidade da inclusão de disciplinas das áreas de educação e das ciências sociais nos cursos de nutrição. A questão da humanização e respeito frente ao ser humano foi referenciada como uma habilidade e uma competência que o nutricionista necessita em sua formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

KOPRUSZYNSKI, Cibele Pereira; VECHIA, Ariclê. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS NUTRICIONISTAS QUE ATUAM NA DOCÊNCIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE MUDANÇAS. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 13, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/209. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos