Memórias e histórias de práticas pedagógicas em áreas rurais da região colonial italiana do Rio Grande do Sul, Brasil (1930 a 1950)

Autores

  • Terciane Ângela Luchese
  • Carmen Maria Faggion

Resumo

O texto analisa memórias de professores que atuaram em áreas rurais da Região Colonial Italiana do Rio Grande do Sul, Brasil. Como recorte temporal, situamos o período de 1930 a 1950, importante do ponto de vista da expansão da rede escolar pública e das práticas de nacionalização empreendidas pelo governo de Getúlio Vargas. Utilizamos como referencial teórico as contribuições da História Cultural e, metodologicamente, a História Oral. Os documentos analisados são entrevistas de dois acervos: o Banco de Memórias do Arquivo Histórico João Spadari Adami, mantido pela Prefeitura de Caxias do Sul, e o programa Elementos Culturais da Imigração Italiana no Nordeste do Rio Grande do Sul, da Universidade de Caxias do Sul. Compreender diferentes alternativas criadas por cada docente, na sua prática cotidiana, para ensinar em áreas rurais, tão marcadas, ainda nos anos 1930, pela fala e cultura dialetal italiana, é intuito principal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-12-2015

Como Citar

LUCHESE, Terciane Ângela; FAGGION, Carmen Maria. Memórias e histórias de práticas pedagógicas em áreas rurais da região colonial italiana do Rio Grande do Sul, Brasil (1930 a 1950). Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 17, n. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2397. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Escolarização, cultura e sociedade