A leitura e a escrita em sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental e o material do “Programa Ler e Escrever”: a experiência no bloco inicial de alfabetização

Autores

  • Laís Helena Besseler
  • Elvira Cristina Martins Tassoni
  • Jussara Cristina Barboza Tortella

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa que discute a implantação do Programa Ler e Escrever, política de Estado de São Paulo para os anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola estadual em Campinas (SP). Teve por objetivo observar como o material didático do Programa tem sido explorado nas classes que compõem o bloco inicial de alfabetização. Por meio de observações realizadas nas classes de 1º, 2º e 3º ano foi possível confrontar os encaminhamentos dados em sala de aula e as orientações contidas no material do Programa. As análises evidenciam divergências na forma de encaminhar as atividades quando consideradas as orientações do Programa. Os resultados apontam para a necessidade de se promover o fortalecimento da escola como um espaço legítimo de discussão e produção de conhecimento sobre o fazer docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-12-2015

Como Citar

BESSELER, Laís Helena; TASSONI, Elvira Cristina Martins; TORTELLA, Jussara Cristina Barboza. A leitura e a escrita em sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental e o material do “Programa Ler e Escrever”: a experiência no bloco inicial de alfabetização. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 17, n. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2402. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda