Representações sociais de gestores escolares sobre o trabalho de professores homens nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Josiane Peres Gonçalves
  • Pâmela Karoline Soares
  • Maria das Graças Fernandes de Amorim dos Reis

Resumo

Ao analisar o quadro de profissionais que atuam como docentes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, constata-se que são poucos os profissionais do gênero masculino, fato que fez surgir o interesse em investigar as representações sociais dos gestores de escolas públicas de Naviraí-MS em relação ao trabalho de homens professores com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A abordagem teórica baseia-se em discussões relativas à gestão escolar, representações sociais e questões de gênero. A pesquisa de campo, de natureza qualitativa, foi realizada por meio de entrevista semiestruturada com quatro gestores de escolas públicas. Os resultados indicam que há uma boa aceitação em relação ao trabalho desenvolvido por homens professores, sendo destacadas pelos entrevistados questões inerentes ao bom relacionamento e à prática pedagógica que influenciam positivamente na aprendizagem dos alunos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-07-2016

Como Citar

GONÇALVES, Josiane Peres; SOARES, Pâmela Karoline; REIS, Maria das Graças Fernandes de Amorim dos. Representações sociais de gestores escolares sobre o trabalho de professores homens nos anos iniciais do ensino fundamental. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 18, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2581. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda