As manifestações das crianças indígenas em contexto urbano frente aos conflitos e às tensões produzidas em uma escola de Campo Grande/MS

Autores

  • Carlos Magno Naglis Vieira

Resumo

Os estudos com crianças indígenas em contexto urbano, foco desse artigo, ainda despertam pouco interesse dos pesquisadores, apesar de nos últimos dez anos se verificar um crescimento, ainda tímido, sobre a temática. Nesse sentido, o texto que resulta de uma pesquisa de doutorado tem como objetivo observar a criança indígena e descrever as suas manifestações e as suas marcas frente aos conflitos e às tensões produzidas em um espaço escolar de Campo Grande/MS. Amparado por reflexões teóricas que situam-se no campo dos estudos da Antropologia da Criança, das teorias pós-coloniais e dos autores do grupo Modernidade/Colonialidade, o artigo pretende criar visibilidade para futuros debates envolvendo uma temática, ainda vista, como marginalizada, subordinada e silenciada no espaço da academia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-07-2016

Como Citar

VIEIRA, Carlos Magno Naglis. As manifestações das crianças indígenas em contexto urbano frente aos conflitos e às tensões produzidas em uma escola de Campo Grande/MS. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 18, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2583. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda